Culinária junina: confira uma receita diferente de pamonha

0
398

 

 

GASTRONOMIA

O preparo da pamonha leva poucos ingredientes e rende até 8 porções

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está ansiosa(o) para aproveitar as festas juninas e se deliciar com as comidas típicas? A ocasião é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e familiares para saborear pamonha, bolos, milho e pé de moleque. A Tirolez separou uma receita diferente de pamonha para você arrasar nos festejos. Confira:

Pamonha ao Queijo

Ingredientes:
– 10 espigas de milho verde
– sal
– pimenta-do-reino
– noz-moscada
– 200 g de queijo prato esférico  ralado

Modo de Preparo:
– Com o auxílio de uma faca bem afiada, corte as 2 extremidades de cada espiga. Retire as palhas, uma a uma, e reserve-as.
– Ainda com a faca, retire o milho das espigas: apoie a base reta sobre uma superfície plana e passe a faca rente à espiga para retirar o máximo de milho de cada uma.

– Coloque o milho para bater no liquidificador com 1 xícara (chá) de água por 30 segundos, ou até que essa mistura fique sem pedaços grandes. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, misture o queijo Prato Esférico ralado e reserve.
– Ferva 1 litro de água e cozinhe as palhas reservadas por 2 minutos, para que elas fiquem mais macias e menos quebradiças. Retire da água e resfrie-as.
– Com as palhas menores, faça tirinhas. Com as palhas maiores, faça cones, torcendo e amarrando a parte inferior. Recheie um cone com um pouco do creme de milho (pouco mais que a metade) e feche com outro cone. Amarre a pamonha com uma tirinha de palha e repita o procedimento até usar todo o creme de milho.

– Ferva 2 litros de água e coloque a pamonha para cozinhar até que ela fique dura (de 60 a 90 minutos).
Depois de pronta, você pode servi-la fria ou esquentá-la novamente na hora de servir.

Rendimento: 6 a 8 porções

Temponde preparo: 120 minutos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here