Baixo índice de vacinação prorroga campanha contra pólio e sarampo até sábado

0
442

A Bahia está entre os onze estados com índice de vacinação abaixo da média nacional. Diante disso, a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, que termina nesta sexta-feira,31, será prorrogada até o sábado, 1º.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, os municípios e estados que ainda não atingiram a meta de vacinação (95%) deverão abrir os postos de saúde para funcionamento.

Os interessados em vacinar as crianças deverão comparecer às unidades mais próximas para realizar o procedimento. A campanha tem como objetivo ampliar o alcance da vacinação em crianças entre 1 e menores de 5 anos.

Na Bahia, mais de 252,4 mil crianças ainda não foram imunizadas, um percentual de apenas 70,2% do público-alvo atingido.

 

Segundo o Ministério da Saúde

A orientação é para que os gestores locais realizem uma nova mobilização e a vacina consiga ser aplicada em mais de 2,6 milhões de crianças de um a menores de cinco anos, que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A organização da mobilização no sábado (1º/09) é de responsabilidade de cada município, portanto é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos neste sábado para vacinar contra poliomielite e sarampo.

“Esses 11 estados precisam intensificar suas ações de vacinação para alcançar a meta da campanha, de vacinar 95% do público-alvo. É por meio da vacinação que vamos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. É preciso que os gestores de saúde, bem como pais e responsáveis, se conscientizem da importância da vacinação contra essas doenças”, avalia o ministro da saúde Gilberto Occhi.

 

Fonte: A tarde On Line

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here