SETEMBRO AMARELO, PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

0
470

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos.

Durante o mês de campanha, costuma-se colorir locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram coloridos o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros.

Em Santa Bárbara em menos de um mês duas pessoas cometeram suicídio, no primeiro caso Francisco de Jesus Nunes Carvalho,ficou internado mas devido à gravidade não resistiu e veio a óbito. No dia 8 de setembro (sábado), Jasmine Félix dos Santos passou mal, desmaiou,  Porém chegou ao hospital sem vida, suspeita-se que tenha ingerido chumbinho, segundo informações de familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here