Como organizar suas finanças de modo simples

0
129

Lidar com dinheiro muitas vezes não é fácil, principalmente para quem está começando a trabalhar e/ou tem um histórico de descontrole financeiro. Por isso eu separei três dicas básicas de como fazer para evitar que o seu dinheiro vá embora sem que você o utilize da forma que realmente quer.

1. A primeira dica é poupar uma parte do valor recebido mensalmente. E ela é a primeira dentre as três justamente para que seja a primeira coisa feita após receber o dinheiro. Isso decorre do fato de aparecer gastos extras e a poupança acabar ficando para depois. Quando se poupa primeiro, se garante que nenhum outro empecilho atrapalhe esta parte da renda.Aqui eu aconselho a escolher um percentual do valor recebido mensalmente, já que para algumas pessoas ele pode variar, em vez de estabelecer uma quantia fixa. Por exemplo, se você recebe R$1500 por mês e estabeleceu um percentual de poupança de 5%, você vai poupar R$75. Mas se no mês seguinte o valor recebido como salário sofrer alguma variação, então o valor poupado também sofrerá.
2. Anote os gastos mensais fixos e projete um valor para os gastos variáveis. Com isso, você constrói a sua base de gastos mensais. Busque fazer isso todos os meses, antes da data de recebimento, pois isso te dará mais controle na hora de gastar.
3. Invista! É isso mesmo, investir em algo é essencial para que seu dinheiro renda e para que você não fique preso apenas ao seu salário. O investimento pode ser feito de diversas formas, a depender do valor disponível de cada pessoa e a depender do que se julgue mais lucrativo. É possível que se invista em ativos financeiros, como títulos públicos e privados, ou no mercado de bens e serviços.

Essas são as três principais dicas para quem quer começar a cuidar das finanças e elas podem ser aplicadas independente do valor recebido mensalmente. Então que tal aproveitar o novo ano para começar a cuidar melhor da sua vida financeira?

Jamile Almeida Silva

Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Intercâmbio acadêmico na Universidad de Santiago de Compostela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here