Alimentação saudável, os hábitos alimentares refletem sua imagem

0
82

Os hábitos alimentares de um indivíduo refletem sua imagem, não só o corpo, mas também a mente que se desenvolve de acordo com a sua alimentação, por esse motivo é de extrema importância ter uma alimentação saudável e adequada.

Uma boa alimentação é aquela que mantém o organismo em estado de saúde, ou seja, que colabore na prevenção do desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades crônicas como hipertensão e dislipidemia.

O cardápio equilibrado deve ser composto por todos os macros e micros nutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos (arroz, pães, massas e cereais, entre outros), proteínas (aves, carnes vermelhas, peixes, ovos) e lipídios (óleos, oleaginosas). Já os micronutrientes são as vitaminas e minerais, que estão presentes em vários alimentos, como frutas, verduras e legumes.

No entanto, escolher os melhores alimentos não tem sido tarefa fácil frente a tantas informações oferecidas por rótulos de produtos, dietas da moda e publicidades. A solução é: comer “comida de verdade”, desembalar menos e descascar mais. Substituir o consumo de industrializados por alimentos in natura é o primeiro passo e deve se tornar um hábito para toda a família.

Enfim, a alimentação deve ser apropriada as diferentes fases e condições de vida, deve conter variedade de alimentos, atender as necessidades do organismo, deve ser vista também como uma importante fonte de prazer.

Consulte sempre um Nutricionista que é o profissional adequado para a orientação alimentar, esse profissional avalia as necessidades de cada indivíduo, pois cada um de nós temos uma necessidade nutricional individual.

Emily Cunha  – Nutricionista

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here