Alimentação saudável na terceira idade

0
133

Envelhecer significa conviver com as alterações próprias da idade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos.

A alimentação da pessoa idosa segue, de maneira geral, os mesmos princípios da alimentação saudável recomendada a todas as pessoas adultas. No entanto, com o passar dos anos, as necessidades nutricionais do organismo sofrem algumas alterações. A alimentação para a terceira idade, por exemplo, exige mais atenção já que, nessa época da vida, o corpo passa a ter maior dificuldade na absorção de nutrientes como vitaminas e minerais, o que pode acarretar no desenvolvimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Uma alimentação saudável  precisa conter todos os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças e gorduras boas. Além de ser a fonte de nutrientes, a alimentação envolve diferentes aspectos, como valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais. Alguns dos nutrientes que são essenciais e devem estar sempre presente no cardápio dos idosos, são: vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, iodo, zinco e vitamina D.

Orientações:

Faça, pelo menos, 3 refeições ao longo do dia (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos;

Reduza o consumo de sal, prevenindo o aumento da pressão arterial;

Aprecie o sabor natural dos alimentos e das bebidas, evitando o uso de açúcar;

Opte por temperos naturais (alho, cebola, manjericão, salsinha, hortelã);

Dê preferencia a versão integral dos alimentos;

Se possível, realize as refeições em companhia de outras pessoas.

Busque ajuda de um nutricionista para que ele indique o cardápio mais adequado de acordo com as necessidades de cada indivíduo e, claro, respeitando as restrições dietéticas, preferências e hábitos.

Nutricionista Emilly Cunha

Referencia:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 1ª edição, 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here