Domingos Pascoal – Jovem, você quer se dar bem na vida? Adquira bons hábitos!

0
314

 

Domingos Pascoal

Professor, Escritor e Advogado. Graduado em Filosofia e Ciências Jurídicas, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas. Membro da Academia Sergipana de Letras Autor dos Livros: “Experimente Mudar” e “A Mudança Começa em Você”. Organizador do Concurso Literário de Conto, Crônica e Poesia da Loja Maçônica Cotinguiba I e II, das Antologias: Seleta do Encontro I, II, III e Antologia da Loja Maçônica Cotinguiba I e II. Incentivador da Cultura e da Literatura.

 

 

 

 

A sorte não é nada mais do que a habilidade
de aproveitar as ocasiões favoráveis.
Orison Sweet Marden

 

 

Se realmente você quer se dar muito bem na vida, tenha o hábito de APRENDA. Aprenda tudo o que lhe ensinarem, em casa com seus pais, na escola com seus professores, colegas, ambiente

 

e, nos livros. Leia! Leia muito. Leia e reflita o que leu. Entenda que nem tudo o que você aprende você deve praticar. É aí que reside a grande virtude do aprender. Aprender para conhecer, para fazer ou para evitar. Mas, você tem que aprender e entender, somente assim você vai PENSAR e saber escolher. Seja exigente, queira aprender tudo e, com todos. Talvez você indague: sim, eu até quero aprender, mas, quando, como e onde devo fazer isso? Resposta: agora, onde e com quem você está. Observe, leia muito, pergunte, seja curioso e aprenda. Aprenda bons hábitos. Aqui posso até adiantar duas sugestões: a primeira é a de que você comece por ARRUMAR A SUA CAMA. Sim! A cama em que você dorme todo dia. Ela, você queira ou não, alguém tem de arrumar, ou não? Então, que seja você! Não foi você que desarrumou? Arrume-a! Adquira este saudável hábito: cedo ao acordar, depois de suas orações matinais para pedir a Deus um dia feliz, arrume bem direitinho a sua cama, coberta bem esticadinha, lençóis bem dobrados, travesseiros arrumados…  deixe-a aconchegante para quando você voltar a ela à noite sentir prazer de usá-la. Com esta simples ação você vai descobrindo que é fácil e gostoso fazer bem feito o que estimulará a fazer muito mais: recolher os pratos da mesa, colocar os restos de comida na lixeirinha, lavar estas vasilhas, limpar/lustrar os sapatos antes de calçá-los, passar a ferro a camisa que vai vestir, atualizar a agenda, arrumar a pasta ou mochila que levará para a escola ou trabalho… E, assim procedendo, você vai se dar conta de que, daqui a pouco, estará respeitando mais e, automaticamente, vai se tornar mais gentil com seus pais, professores, amigos, pessoas, com Deus e o ambiente… Esta progressão é tão poderosa e realizadora que você, além de se sentir muito bem e feliz, de repente, vai se ver fazendo muito mais, recolhendo, com boa vontade e disposição, um papelzinho de bala, jogado na rua, abrindo uma porta para alguém passar, dando seu lugar para uma pessoa mais velha sentar, dizendo obrigado e levantando o dedo polegar, em agradecimento, quando alguém, educado como você, fizer algo de bom e agradável. Acredite, amigo, isso vai lhe fazer muito bem. Creia, o ato de arrumar sua cama pela manhã e juntar um papelzinho de bala durante o seu caminhar diário, vai mudar a sua maneira de ver a vida e pode mudar o mundo. Acredite, por fim, estas atitudes vão mudar você para melhor, a sua vida. Pense nisso, faça isso e, depois, me diga se foi ou não uma boa decisão? Não esqueça: “sorte é a habilidade de aproveitar ocasiões favoráveis.” Aproveite, adquira bons hábitos e viva uma nova vida.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here