AFINAL, COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO?

1
599

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Várias delas já têm uma ideia sobre onde pretendem investir, mas ainda não sabem como ser um empreendedor de sucesso em meio a tantos no mercado.

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae mostrou que 36% da população brasileira com idade entre 18 e 64 anos possui a sua própria empresa.

Se você pretende empreender e quer se destacar em meio a toda essa gente, preparamos este post para mostrar o que é essencial para abrir o seu negócio e ser bem-sucedido nele. Confira!

CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

O primeiro passo é conhecer as características indispensáveis de um empreendedor de sucesso. A seguir, vamos destacar as principais para você identificar em quais você já é muito bom e em quais você precisará se aprimorar. Vamos a elas?

NÃO TER MEDO DE ASSUMIR RISCOS

Empreender é arriscar! Ninguém consegue ter sucesso na vida se permanecer sempre em sua zona de conforto.

Conheça bem as suas capacidades e acredite nelas. Os riscos sempre surgirão e você precisará de coragem para tomar algumas decisões difíceis.

PLANEJAR DESDE O PRINCÍPIO

O planejamento é a base de um bom negócio. Uma empresa que se planeja tem mais chances de alcançar seus objetivos e não sofrer tantos impactos com as oscilações do mercado.

Além disso, sem um bom planejamento é praticamente impossível expandir os negócios e aumentar a rentabilidade do empreendimento. Ele ajuda a reduzir os custos e maximizar os lucros, promovendo um crescimento saudável e sustentável para o negócio.

PERSISTIR EM SEUS OBJETIVOS

Nunca desista no primeiro obstáculo. Prepare-se para passar por vários até que a empresa se estabeleça por completo. Tenha determinação e acredite na capacidade sua e da sua equipe em atingir as metas estabelecidas.

Seu objetivo é montar uma empresa de estamparia? Estude sobre o assunto, escolha uma técnica ⎯ como a sublimação, por exemplo ⎯ e leve as informações para a equipe. Esse tipo de atitude garante a motivação do time e o sucesso da empresa.

SABER LIDERAR PESSOAS

Uma empresa é feita de pessoas e elas precisam ser guiadas pelo caminho que leva ao sucesso. Principalmente no início, quando são poucos colaboradores, é preciso saber conversar, resolver os problemas pacificamente, fazer as devidas cobranças de forma correta e imparcial e saber gerenciar conflitos.

COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Além das características que definem o perfil de um bom empreendedor, para ter sucesso é preciso saber administrar o negócio. Comece aos poucos, como diz o ditado: “Roma não foi construída em um dia”.

O ideal é fazer pequenos investimentos e definir as metas de crescimento no planejamento estratégico da empresa. Então, basta trabalhar ⎯ e muito ⎯ para colocar o planejamento em prática.

É importante ressaltar que toda empresa precisa de um setor administrativo-financeiro. Mesmo que esse setor se resuma a você. Se você não tem muitas habilidades com essa parte, a sugestão é que estude bastante sobre o assunto. Mesmo que você contrate uma pessoa para ficar responsável por essas atividades, é importante que você conheça ao menos o básico.

 

Guto Dinamus

1 COMENTÁRIO

  1. Empreendedorismo está em alta, até porque com o alto índice de desemprego pra muitas pessoas só resta empreender. É muito difícil dar o tiro certeiro. Mas você prestou um excelente serviço mostrando alguns passos fundamentais para isso. Weinberg dane um dia eu consiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here