Bahia tem cerca de 220 mil estudantes fora da escola, estima secretário

0
40

A partir desta segunda-feira, 20, a rede estadual de ensino na Bahia está com matrículas abertas para estudantes do ensino médio e também do fundamental. A novidade é a possibilidade de realização da matrícula online.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, a matrícula online foi possível ser ofertada após parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Secretaria da Administração do Estado (SAEB) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Caminhando para mais um início de ano letivo, a SEC convive com um velho problema: o estado possui cerca de 220 mil estudantes fora da escola. A matrícula online, ressalta Rodrigues, é uma das medidas adotadas no intuito de facilitar o acesso dos estudantes à escola. “Temos essa missão que é não deixar o estudante em idade escolar fora da escola. Vamos fazer de tudo para que um dia esse índice seja zerado”.

Em entrevista ao programa Isso é Bahia, na Rádio A TARDE FM, Jerônimo Rodrigues também falou da municipalização de escolas eu oferecem o ensino fundamental. O titular da SEC lembrou que cabe aos municípios, conforme previsto na Constituição de 88 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a oferta do fundamental I e II. “Ao Estado, cabe se especializar para o oferecer o ensino médio”, ressaltou.

Na Bahia, a SEC tem conversado para municipalizar escolas nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas e Juazeiro. “Em todos estes municípios maiores, a gente tem ainda o fundamental. Nos municípios menores, não tem nenhum em que a gente ofereça ensino fundamental”, explicou.

“Não se trata de se livrar de estudantes do ensino fundamental, essa não é a nossa lógica. É um projeto para aperfeiçoar a qualidade”, disse o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here