Sem previsão para retomada da 3º fase do comércio, ACM Neto adianta retomada de atividades esportivas em clubes de Salvador

0
32

O prefeito ACM Neto adiantou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), que deve apresentar nos próximos dias os protocolos de retomada de novas atividades em Salvador. Atividades esportivas em clubes sociais devem voltar, e a prefeitura estuda aumento de permissão da capacidade dos templos religiosos. A entrevista coletiva desta quarta foi para marcar a assinatura da ordem de serviço para a requalificação da Barroquinha. Segundo ACM Neto, o investimento é de mais de R$ 5 milhões e o prazo de entrega é de seis meses.

Neto disse que segue sendo questionado pela ativação da 3ª fase, que está suspensa por um tempo indeterminado. Segundo o prefeito, ele se reuniu na terça-feira (25) com os comitês técnicos que analisam os impactos da Covid-19 e validam os protocolos e todas as questões relativas a questão da retomada das atividades econômicas.

“A 3ª fase já era para ter sido iniciada, mas por questões de precaução e cuidado, foi adiada por tempo indeterminado. Ontem [terça, 25] eu fiz uma longa reunião com minha equipe de trabalho, e até o final de semana apresentaremos os detalhes de algumas ações que serão liberadas. São ações especificas e pontuais”, explicou.

O prefeito foi categórico ao afirmar que não é permissão de retomada de todas as atividades dos clubes sociais. No entanto, ele disse que a prefeitura irá permitir algumas atividades esportivas nesses clubes. Neto ainda não detalhou quais atividades.

“É importante que fique claro que não vamos permitir a retomada dos clubes sociais. Isso já está pacificado e é uma decisão consolidada. Mas algumas atividades esportivas serão autorizadas, mediante protocolos, dentro desses clubes sociais”.

ACM Neto disse ainda que a prefeitura está avaliando ampliar a permissão de capacidade dos templos religiosos em Salvador. Atualmente, só é permitido a ocupação de 20% dos locais.

“Também estamos considerando possível ampliar a ocupação dos templos religiosos de 20% para 30%. Nós estamos analisando algumas medidas de autorizações pontuais que estão suspensas com relação a isso e, até o final da semana, eu apresento o que vai poder avançar e o que vai ter um pouco mais de flexibilização”, ponderou.

Outras atividades também devem ser flexibilizadas, com a apresentação dos novos protocolos, a exemplo do funcionamento de serviços públicos, como as prefeituras-bairro. O prefeito reiterou, mais uma vez, que não há perspectiva possível de datas ou prazos para a retomada das aulas na capital baiana.

“Eu peço um pouco mais de compreensão, das famílias principalmente, e claro dos donos de escolas também. Nossas equipes técnicas reforçam a tese de que as escolas representam um dos maiores vetores de transmissão do coronavírus. Ainda não é possível voltar as aulas nesse momento, sem que haja risco para a saúde pública. E a retomada agora implica em risco que não estamos dispostos e não vamos correr”, enfatizou.

ACM Neto também comentou sobre os casos suspeitos de reinfecção que estão sendo estudados pelo mundo. O prefeito disse que encara a situação com preocupação, e que isso é mais um motivo para que os protocolos sejam validados com rigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here