ACM Neto comemora taxa de ocupação de 46% e fala sobre usar leitos Covid para outras doenças: ‘Avaliando’

0
21

O prefeito ACM Neto comemorou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), o percentual de 46% das taxas de ocupação dos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em Salvador. Esse é o menor percentual já registrado na capital baiana, desde que os registros de casos começaram a cair.

Os 46% de ocupação foram atingidos no balanço da quarta-feira (2). O índice desta quinta só será fechado no final do dia, quando são os dados são atualizados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“Temos que comemorar a continuidade da queda. Chegamos ontem em 46%, e as taxas continuam em queda. Comemoramos porque ontem [quinta, 2], ao longo de todo o dia, só precisamos regular cinco pacientes para UTIs na capital. Essa é uma excelente notícia, porque houve dias da gente ter que regular mais de 60 pacientes para as UTIs”, avaliou ACM Neto.

Com as quedas das taxas de ocupação, o prefeito comentou a possibilidade de converter leitos de UTIs exclusivos para tratamento da Covid-19, em leitos de tratamento de outras doenças. Segundo Neto, as equipes técnicas estão estudando os riscos.

“Nós estamos avaliando, prefeitura e governo do estado, e qualquer decisão só será tomada em conjunto. Começamos a ter folga nos leitos de Covid, mas existe uma demanda de pacientes que precisam de internamento hospitalar e estão com outras comorbidades, como doenças cardíacas, vasculares, enfim. As duas equipes das secretarias municipal e estadual estão conversando e, depois que conversarem, trarão para mim e para o governador a possibilidade de conversão de leitos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here