Pacientes Humana Saúde devem adotar cuidados pessoais em consultas médicas na pandemia

0
18

Com todas as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos sanitários e de saúde, clínicas e hospitais retomaram os atendimentos eletivos de forma presencial no Piauí. Os cuidados na reabertura são uma forma de oferecer atendimento com tranquilidade. Para isso, é necessário incorporar ao cotidiano boas práticas de higiene e prevenção a serem adotadas tanto pelos estabelecimentos de saúde e seus colaboradores, quanto pelos próprios pacientes. Esses novos hábitos e rotinas são importantes na redução das taxas de transmissibilidade do novo coronavírus.

Os cuidados devem iniciar antes de sair de casa, colocando na bolsa só o essencial, como documentos, álcool em gel e uma máscara de reserva, por exemplo. Outra recomendação é ajustar a máscara ao rosto, evitando tocar nela com frequência. Se apresentar sintomas gripais, é importante reavaliar a ida ao ambiente de atendimento eletivo. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a presença de acompanhantes. O paciente deve evitar levar outras pessoas para as consultas, com ressalvas daqueles que realmente necessitam de auxílio em virtude de dificuldades de locomoção, entre outros problemas.

Ao chegar à unidade de atendimento, a principal medida é respeitar o distanciamento social recomendado pelas sinalizações e o fluxo indicado dentro dos estabelecimentos de saúde. João de Oliveira, de 70 anos, reconhece a importância de fazer a sua parte seguindo todos os cuidados. “Já sou um senhor de certa idade e quando tenho que ir ao médico para realizar alguma consulta, estou sempre utilizando máscaras e fazendo o uso do álcool em gel de forma constante. Temos que tomar essas medidas preventivas para evitar o coronavírus. Como já sou de idade, necessito de um acompanhante, mas sem esquecer de todos os cuidados necessários”, disse.

Para garantir um retorno seguro, as clínicas e os hospitais também devem seguir um rigoroso protocolo para a realização de consultas, exames, cirurgias eletivas e demais procedimentos ambulatoriais. Na Med Imagem, por exemplo, o fluxo de atendimentos passou por mudanças, ganhando uma estrutura com entradas diferenciadas, estacionamento próprio para pacientes eletivos e elevador privativo que leva os clientes diretamente às instalações do prédio de atendimento de consultas e exames.

O diretor médico dos hospitais do grupo, Dr. Marcelo Burlamarque (CRM-PI 3630), destaca que, neste momento, todos devem fazer a sua parte para evitar a propagação da Covid-19. Ele afirma que se proteger contra a doença não é benéfico apenas para o próprio indivíduo, mas para toda a sociedade.

“A comunidade tem um papel fundamental dentro desse processo também. Medidas simples como lavar as mãos constantemente, evitar abraços e aglomerações, além de tampar o rosto com a parte interna do cotovelo ao tossir ou espirar, devem ser tomadas. E ao buscar atendimento médico, o protocolo também deve ser seguido à risca. Nossos profissionais foram treinados e logo na entrada estão com equipamentos para aferir a temperatura dos pacientes e higienização. Além, é claro, das sinalizações no hospital para manter o distanciamento entre as pessoas e ser obrigatório o uso de máscaras. Tudo isso, pensado para a retomada dos atendimentos, oferecendo segurança ao paciente que necessita de algum tipo de atendimento”, pontua o diretor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here