Incêndio é controlado na Serra da Lagoa Preta, sudoeste da Bahia

0
29

O incendio de grandes proporcoes que começou na quinta-feira (8), em Tremedal, foi controlado nesta sexta-feira (9), segundo informações do Corpo de Bombeiros da região. As chamas se espalharam por uma área de caatinga e mata de cipó na Serra da Lagoa Preta, zona rural da cidade do sudoeste da Bahia.

Segundo o moradores, os primeiros focos de incêndio foram observados por volta das 9h de quinta-feira e se espalharam pelos povoados de Alagoinhas, Araçás e Baraúnas. Uma moradora da zona rural contou que o fogo chegou a cerca de 15 metros da casa dela.

“Pegamos as coisas e fomos dormir na casa da vizinha”, relembra, a lavradora Creuza Viana.

O vizinho dela, o também lavrador, Avelino Nascimento, disse que se assustou com as chamas e nao quis arriscar ficar em casa.

“Encheu de fumaça aqui e a gente não aguentou. Pegamos os documentos e soltamos as galinhas para elas não se queimarem”, conta.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 12 pontos de incêndio. Para chegar até eles, os bombeiros relatam que houve dificuldades.

“As áreas que são atingidas pelo fogo são bem distantes, muitas vezes até distantes de trilhas que nós fazemos até chegar a esses locais. Temos que abrir trilha com facão, carregamos a bomba costal que são 20 kg com água, ferramentas e isso dificulta o trabalho, mas não impediu que a gente conseguisse extinguir os principais pontos de incêndio que ameaçavam a área de proteção ambiental”, explica o tenente coronel Valdir Ferreira, do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista e brigadistas da prefeitura de Tremedal seguem no local para monitoramento da área. A equipe precisa uma trilha de 45 minutos para ir ao ponto que será monitorado e de 1h10 para retornar a área que as chamas já foram completamente apagadas.

Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. O tempo seco e as altas temperaturas contribuíram para que o fogo de alastre com mais facilidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este ano, o estado registrou 5.272 focos de queimadas. O número é 11% maior que o observado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.737. Em 2020, as cidades com maior número de focos são: Formosa do Rio Preto (429), Côcos (423) e Pilão Arcado (244).

Queimadas na Bahia

Nos últimos dias, a Bahia tem registrado vários focos de incêndio, principalmente nas regiões oeste e sudoeste, onde o clima está bastante seco e quente.

Na quinta-feira (8), um incendio foi registrado na regiao da Chapada Diamantina nas cidades de Andaraí e Mucugê, principalmente nas regiões do Capa Bode, Parque Nacional da Chapada Diamantina e Parque Municipal de Andaraí, que são áreas de proteção ambiental. Nesta sexta (9), os focos esavam concentrados no Parque Nacional da Chapada

Na cidade de Barra, as chamas começaram no dia 15 de setembro e ja foram controlados. Agora os bombeiros seguem em fase final de monitoramento, para prevenir a incidência de novos focos.

As queimadas de Barra chegaram no limite de Morpara, que também segue com equipes dos bombeiros em combate aos focos. O povoado de Quixaba é um dos mais afetados.

Em Barreiras, o fogo segue queimando uma área extensa de cerrado, sendo estimulado pelos fortes ventos. Na mesma região, Luiz Eduardo Magalhaes registrou um novo foco na quarta-feira (7). As chamas estavam tão altas, que os motoristas precisaram parar porque o fogo e a fumaça estavam invadindo o asfalto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here