Frota de ônibus deve ser retomada 100% nos horários de pico e prefeitura estuda liberação das praias aos sábados, diz ACM Neto

0
33

O prefeito de Salvador, ACM Neto, falou em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (22) que 100% da frota de ônibus do transporte público de Salvador deve ser retomada nos horários de pico.

O prefeito não citou datas, mas disse que está concluindo um acordo com as empresas de ônibus e o Ministério Público Estadual (MP-BA), para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e garantir a frota máxima nos horários de maior necessidade da população.

“Nós pretendemos já agora, independente da volta da educação [aulas], 100% da frota no horário de pico nas estações. Esse é o acordo que está sendo construído com as empresas, estamos fechando. O Ministério Público está acompanhando, é o TAC que estamos acertando. Existem valores definidos, estamos apenas aí na formalização. Eu não abro mão da renovação da frota, o acordo pressupõe a garantia, por parte dos concessionários, de ônibus novos e com ar-condicionado na cidade, enquanto eu for prefeito não há aumento de tarifa”, disse Neto.

A redução da frota de ônibus foi iniciada em março deste ano, como medida da prefeitura para evitar aglomerações de pessoas e frear o contágio pelo novo coronavírus. Atualmente, 80% da frota de ônibus circula pela capital baiana.

O MP-BA já havia recomendado a retomada da circulação total dos coletivos. Na ocasião, o prefeito informou que era financeiramente inviável manter todos os coletivos em operação.

Nesta quinta, ele ressaltou que está em acordo com as empresas, mas ainda é necessária a formalização da medidas.

Também nesta quinta-feira, ACM Neto disse que a prefeitura estuda a liberação das praias aos sábados. As praias foram reabertas em setembro, após seis meses interditadas, também por causa da pandemia da Covid-19. Atualmente, algumas delas só estão liberadas de segunda a sexta-feira, e é preciso respeitar protocolos sanitários.

“Até agora a retomada [das praias] foi tranquila, estamos vendo um funcionamento adequado nas praias. Apenas questões pontuais que estão sendo ajustadas. Estamos próximos de apresentar uma perspectiva. Aos sábados, a gente já quer ter essa perspectiva, vamos esperar mais um pouco, porque tudo que está sendo feito até agora tem mostrado bom resultado. Agindo sempre com cautela”, disse.

Ainda na coletiva, ACM Neto falou sobre a reunião com o governador do estado, Rui Costa, na quarta-feira (21). Ele destacou que ainda não há novas medidas referentes à Covid-19 a serem anunciadas, mas que o pensamento da prefeitura e do governo é convergente quando o assunto é volta às aulas.

“Nossas equipes vão trabalhar juntas para alinhar sobre o assunto da educação. A partir da produção técnica das nossas equipes, nós iremos nos pronunciar sobre as perspectivas sobre o caminho da retomada da educação em Salvador e na Bahia. Há uma visão absolutamente convergente, estamos pensando igual, não posso antecipar detalhes. Não seria educado, a ideia é que quando definido o cronograma possamos convocar uma coletiva para anunciar. Posso assegurar que é uma visão convergente, estamos pensando muito parecido e é possível que, em breve, eu não quero marcar data para isso, mas que, em breve, eu e o governador nos prenunciemos conjuntamente sobre o tema”, disse.

Obra
A entrevista do prefeito ACM Neto foi concedida durante a entrega de obras viárias e nova iluminação no bairro da Pituba. As obras fazem parte do projeto Trânsito Calmo (traffic calming).

Medidas de engenharia viária foram implantadas na Pituba com objetivo de realizar mudanças na redução da velocidade do tráfego de veículos e aumentar a segurança de pedestres e ciclistas. A Avenida Manoel Dias da Silva, uma das principais do bairro, também passou por obras, com aplicação de novo asfalto.

As intervenções foram coordenadas pela Transalvador. De acordo com a prefeitura, o Trânsito Calmo já é empregado em diversos países como Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda, além do Reino Unido, onde foi desenvolvido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here