VENDAS DE FINAL DE ANO: COMO PREPARAR SEU NEGÓCIO PARA ESSA DATA

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DADOS DO IBGE INDICAM UM CRESCIMENTO NO FATURAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA. SOMENTE EM AGOSTO, O SETOR CRESCEU 3,4% EM COMPARAÇÃO AO MÊS ANTERIOR, ATINGINDO O MAIOR PATAMAR DE VENDAS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS.

Seja para grandes empresas ou profissionais independentes, datas comemorativas são fundamentais para qualquer negócio. As vendas de final de ano, por exemplo, podem alavancar seu faturamento anual. Porém, para obter sucesso nessa época, é preciso um bom planejamento estratégico e nisso nós podemos ajudar!

Uma das melhores épocas do ano para o faturamento do varejo é o Natal, incluindo o setor de alimentos e bebidas. Mas o primeiro passo é, o perfil de consumo dos seus clientes para definir quais datas fazem mais sentido para o seu negócio.

ANÁLISE DE PÚBLICO-ALVO

Vamos supor que você é um confeiteiro e trabalha por encomendas. Ao avaliar sua cartela de clientes, você nota que grande parte é composta por mulheres de 25 a 40 anos com filhos.

Partindo dessa linha, datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças, Dia do Professor, Halloween e Natal são potenciais datas para o seu negócio, certo? Também é válido reforçar que datas como Dia das Mães/Pais são ótimas oportunidades para criar estratégias de venda.

ANALISE O MERCADO E SEUS CONCORRENTES

Embora essa deva ser uma constante para qualquer empreendedor, conhecer o mercado e seus concorrentes auxilia na construção de estratégias de venda, ponderando o que está sendo feito e o que pode ser explorado e melhorado. Além disso, fazer esse mapeamento mantém a originalidade e os diferenciais do seu negócio, ferramentas valiosas para o desenvolvimento da sua empresa.

DEFINA QUAIS PRODUTOS OFERTAR

Também é importante pensar em quais produtos merecem maior destaque nas suas vendas de final de ano. No caso de empreendedores do ramo de alimentos, essa etapa é ainda mais importante, pois deve considerar a sazonalidade dos alimentos e quais harmonizam da melhor maneira  com a data comemorativa.

Ainda no exemplo do confeiteiro, ao escolher seus produtos, ele deverá avaliar
quais terão mais chances de venda nessa data, tais como sobremesas ou pratos que utilizam ingredientes típicos de fim de ano (entre eles, frutas cristalizadas, nozes e afins).

ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO PARA VENDAS DE FINAL DE ANO

Estratégias de divulgação são essenciais para qualquer negócio e época do ano. Em tempos de coronavírus e uso facilitado das redes sociais e da internet, o investimento em marketing digital pode alavancar suas vendas.  Além disso, uma das principais vantagens desse tipo de investimento é a precisão dos seus anúncios, pois eles chegam apenas aos possíveis compradores do seu serviço.

Outra alternativa para engajar seus possíveis clientes nas redes sociais e na internet é manter o contato individual e constante, adequando o discurso a cada perfil consumidor por meio de postagens que despertem a curiosidade e abram oportunidades para possíveis negociações. O melhor de tudo é que, para isso, não é necessário nenhum tipo de investimento financeiro.

Por fim, o envio exclusivo de cardápios ou materiais de divulgação para clientes ou possíveis compradores pode facilitar a comunicação e, consequentemente, a negociação para aumentar seu faturamento final.

CRIE PROMOÇÕES CURTAS E ESPECÍFICAS

Estabelecer um curto prazo para ações promocionais incentiva o senso de urgência do consumidor. Na verdade, o objetivo das “ofertas-relâmpago” é surpreender seu público e despertar nele um sentimento de exclusividade, o que, para muitos perfis de consumo, pode ser um fator decisivo na hora da compra.

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