Covid-19: Prefeitura de Candeias publica novo decreto e medidas de restrição serão estendidas até quinta-feira

0
39

A prefeitura de Candeias, na região metropolitana de Salvador, determinou que as medidas de restrição que proíbem a circulação de pessoas serão estendidas até as 5h da próxima quinta-feira (4). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município no sábado (27) e altera o decreto inicial, que mantinha as medidas até a segunda-feira (1º).

A prefeitura decidiu prolongar a determinação por causa do crescimento do número de pessoas infectadas pela Covid-19 na cidade e elevação das taxas de ocupação dos leitos disponíveis nos hospitais. Com isso, o comércio estará totalmente fechado, inclusive casas lotéricas..

De acordo com a nova ordem, segue proibida a circulação de pessoas e veículos nas ruas, em qualquer horário, exceto em casos de necessidades de urgência. Estão autorizados a funcionar somente serviços essenciais, como farmácias, funerárias, postos de combustíveis e agências bancárias.

Serviços de urgência e emergência (inclusive veterinária), laboratórios e consultórios odontológicos que atendam emergências também estarão autorizadas a manter o funcionamento.

Segundo a norma, padarias, supermercados e açougues poderão funcionar até as 18h, somente para comércio de alimentos. Assim como os pet shops, que poderão funcionar até as 16h para venda de alimentos, rações e medicamentos.

Os estabelecimentos autorizados a abrir serão obrigados a controlar a entrada de pessoas, manter o distanciamento entre as pessoas e propiciar que os clientes possam higienizar as mãos com álcool em gel.

Delivery e Central de Abastecimento

As empresas que fazem entrega de refeições, alimentos naturais e industrializados, medicamentos, produtos médico hospitalares e produtos de limpeza e higiene pessoal, poderão ter expediente até as 23h. Já a venda de bebida alcoólica está proibida em toda cidade, inclusive por sistema de entrega em domicílio.

A Central de Abastecimento de Candeias estará aberta até às 16h, somente no setor de alimentos. Seguirá proibido o funcionamento de bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes lojas de vestuário, calçados e eletroeletrônicos, bombonieres, lojas de departamento ou qualquer outro estabelecimento considerado não essencial na Central e em todo o município.

Funcionamento do transporte e entrada na cidade

A circulação de veículos das cooperativas de transporte alternativo, transporte de mototáxis e táxi, devidamente identificados, poderão circular até as 18h.

A circulação de pessoas e profissionais dos serviços permitidos deverá ser comprovada com a apresentação de documento de identificação oficial com foto e também com documento funcional para os trabalhadores.

A entrada de pessoas em Candeias será suspensa, por meio rodoviário ou hidroviário, exceto nos casos de desempenho de atividade ou serviço essencial ou para tratamento de saúde, que devem ser comprovados na barreira sanitária.

A Polícia Militar e agentes da prefeitura estarão fazendo a fiscalização das vias durante o período.

O acesso de veículos de lotação tipo kombi, van, ônibus ou transporte por aplicativo, partindo de outra cidade para Candeias está proibido até as 5h de quinta-feira (4). As restrições não se aplicam ao transporte de cargas e nem para os alternativos que circulam dentro da cidade. O transporte intermunicipal também tem permissão para circulação.

Os órgãos e entidades responsáveis pela fiscalização estão autorizados a aplicar sanções previstas em lei como advertências, multas, embargo ou interdição de estabelecimentos e até cancelamento do alvará de funcionamento, em caso de descumprimento das determinações.

Proibições

O decreto proíbe que ocorra reuniões, públicas ou privadas, assim como eventos de qualquer natureza, inclusive de pessoas da mesma família que não morem na mesma casa, independentemente do número de pessoas. Atividades religiosas também estão incluídas nesta decisão e só poderão ser realizadas de modo virtual.

As visitas em casas e prédios estão suspensas, exceto pelos seus residentes ou por pessoas que estejam desempenhando atividade ou serviço essencial, assim como a utilização de equipamentos de som, móveis ou fixos, nas áreas e entornos das residências, como quintais e passeios, a fim de se evitar aglomerações.

A prática de atividades esportivas, em qualquer equipamento público ou privado, vias públicas, campos, quadras, praças e afins, bem como a permanência nas áreas de orla, está impedida.

A venda de bebida alcoólica está proibida em qualquer ponto de Candeias. A Polícia Militar e a Prefeitura estarão fazendo a fiscalização das vias conjuntamente durante este período.

A prefeitura de Candeias disponibilizou um Disk-Covid, para contato com a população. Os moradores podem ligar pelo telefone (71) 3601-4708 e denunciar aglomerações ou informar outras demandas relacionadas à doença ou às medidas adotadas pelos órgãos públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here