Hotéis e pousadas vivem expectativa de recuperação

0
178

Com o avanço da vacinação e a proximidade do final do ano, o setor de turismo já se prepara para atender ao público que planeja aproveitar as festas de Réveillon. Embora ainda não haja uma definição sobre se as festas poderão ocorrer ou não, neste contexto de pandemia, hotéis e pousadas veem o período festivo como a oportunidade de dar início a uma importante recuperação.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-Ba), Luciano Lopes, o Réveillon representa o início da retomada que o setor estava precisando. Para ele, com a vacinação, a tendência é que haja uma taxa de ocupação superior ao do verão passado, quando a taxa média de ocupação dos hotéis baianos foi de 55%.

“Toda nossa perspectiva está baseada no cenário de redução da Covid-19 e do avanço da vacinação. Diante desse cenário, nossa expectativa é de um bom final do ano, com boa taxa de ocupação. Esperamos também que o Festival da Virada aconteça, independentemente do seu modelo, porque ajuda a trazer pessoas para a cidade”, destacou.

Entre os locais que já estão se preparando para o Réveillon, está o Fera Palace Hotel, no Centro Histórico. De acordo com a gerente de reservas e vendas do local, Tereza Pires, a ideia é manter o formato do ano passado, com a realização de um coquetel, apenas para os hóspedes. A expectativa é realizar o coquetel com petiscos e open bar, entre 22h e 2h da manhã, com a possibilidade da presença de um DJ.

“Seguiremos todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara e de acordo com os decretos que estiverem disponíveis no período. A gente acredita que, com a vacinação mais avançada, possamos atender esse evento, mesmo sendo um evento mais restrito”, contou.

Segundo a gerente, nesse período de Réveillon é esperado um movimento maior que no ano passado, quando a ocupação foi de 78%. “Nossa expectativa para esse ano é fechar em torno de 90% de ocupação. É um aumento importante, diante desse cenário de pandemia. Desde já, como nosso público é de fora, temos reservas confirmadas, e a gente acredita que alcançaremos esse percentual”, diz.

Da mesma forma, o Wish Hotel da Bahia, na Avenida Sete, contará com a ceia de Réveillon, a partir das 20h, com jantar e buffet completo, e todos os tipos de bebidas, direcionado aos hóspedes e ao público visitante, conforme contou o gerente geral Alejandro Geis.

“Teremos uma noite super especial em um dos restaurantes do hotel, com diversas opções e muita música. Para o período, a nossa expectativa também é de 90% de ocupação, respeitando os limites impostos pelos decretos de cada município”, contou Geis.

O Hotel Vila Galé, que tem unidades em Salvador e em Guarajuba, é mais um onde o Réveillon é esperado com grande expectativa, conforme o diretor de Operações do Grupo Vila Galé no Brasil, José António Bastos.

Segundo ele, a programação terá início no dia 27 de dezembro, e incluirá festas com temáticas, música ao vivo e queima de fogos durante a virada. Haverá ainda coquetel e jantar exclusivo, seguindo todos os protocolos sanitários, a exemplo da indicação de que apenas as pessoas que estão acomodadas no mesmo apartamento podem ficar na mesma mesa.

“Com o avanço da vacinação, estamos otimistas que nossos hotéis e resorts terão boa ocupação neste fim de ano. Todas nossas operações permanecem seguindo os protocolos de higiene e distanciamento social, porém, agora, já conseguimos vislumbrar uma programação mais completa para nossos hóspedes. Se o cenário continuar favorável, esperamos uma ocupação próxima de 100% em todos nossos resorts”, contou.

Para o período, também está previsto o Réveillon Mil Sorrisos, em Barra Grande, na Península de Maraú, no Litoral Sul da Bahia. Segundo o empresário e sócio do Grupo Mil Sorrisos, Omar Maluf, embora ainda não exista a definição sobre se haverá ou não a realização da festa, o evento já conta com diversos artistas de renome nacional e internacional. Para ele, o Réveillon representa uma retomada do setor.

“Temos expectativa positiva, mas ainda é só uma expectativa. Lógico que iremos entender se o ente público sinalizar que não é possível realizar o evento, mas, até lá, estamos trabalhando pensando na realização do evento. São diversos investimentos e, se não acontecer, será um prejuízo enorme”, disse. De acordo com o empresário, caso o evento ocorra, todos terão que estar vacinados com as duas doses ou a dose única, e existe a expectativa de receber cerca de duas mil pessoas.

O governo do estado não respondeu, até o fechamento desta matéria, sobre a possibilidade ou não da realização de festas de Réveillon no estado da Bahia.

Evento-teste

Em Salvador, o evento-teste que irá avaliar a possibilidade de retomada do setor de entretenimento ainda não tem data definida, mas pode ser realizado na próxima semana, com a vacinação das pessoas acima de 18 anos.

*Sob a supervisão da jornalista Hilcélia Falcão

 

Fonte: A tarde

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here