Covid-19: Após caso confirmado da variante delta, prefeitura de Feira de Santana intensifica ações de prevenção na zona rural

0
302

A prefeitura de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, intensificou as medidas de prevenção à Covid-19 no distrito de Maria Quitéria, zona rural do município, após a confirmação de um caso positivo da variante delta. Outras três pessoas foram diagnosticadas com a variante no estado, e um dos paciente morreu.

No sábado (28), houve um mutirão para vacinar os moradores da localidade contra a Covid-19. Segundo a prefeitura, 234 pessoas foram imunizadas. Além disso, outras 140 pessoas foram testadas.

As ações têm como objetivo conter o avanço da variante delta do novo coronavírus, confirmada em um morador do povoado de Maria Quitéria, na última quinta-feira (26). Trata-se de um homem de 51 anos que não foi vacinado contra a doença.

De acordo com a secretaria de saúde, ele se recuperou bem e não precisou de internação. Ainda segundo a prefeitura, ele começou a apresentar sintomas em 16 de julho, ou seja, a variante circula no local há mais de um mês.

“Nós identificamos contactantes, em torno de 25 e 26 pessoas que tiveram contato direto com ele, e que nós conseguimos identificar. No sábado, fizemos uma barreira sanitária no município, e fizemos mais de 50 exames”, conta o prefeito Colbert Martins.

Segundo o prefeito, foram solicitados à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) testes de detecção da Covid-19, além de doses extras de vacinas contra a doença, para reforçar a prevenção.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-Ba) informou que vai fazer a análise de todas as coletas pelo método SWAB realizadas pelo município.

Ações foram realizadas no último final de semana no distrito de Maria Quitéria  — Foto: Prefeitura de Feira de Santana

Ações foram realizadas no último final de semana no distrito de Maria Quitéria — Foto: Prefeitura de Feira de Santana

O primeiro caso de Covid-19 na Bahia foi registrado em Feira de Santana, no dia 6 de março de 2020. Na época, a Sesab informou que a paciente havia retornado da Itália, e teve passagens pelas cidades de Milão e Roma, antes de desembarcar no Brasil.

Segundo dados da prefeitura divulgados nesta segunda-feira (30), a cidade registrou 49.692 casos positivos da doença, desde o início da pandemia. O total de mortes é de 975.

O município segue com imunização contra Covid-19, com aplicação da primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais, adolescentes e outros grupos, na terça-feira (31).

Variante delta

Na última quinta-feira (26), a Sesab divulgou que quatro pessoas foram diagnosticadas com a variante no estado: uma em Feira de Santana, um em na cidade de Vereda, e mais dois tripulantes de um navio que ficou atracado em Salvador.

Um dos passageiro do navio morreu em decorrência da doença, no dia 14 de agosto, na capital baiana. O paciente, de 41 anos, era morador de Niterói, no Rio de Janeiro, e começou a apresentar os sintomas no dia 15 de julho. Segundo informações da Sesab, ele não foi vacinado contra a Covid-19.

A variante delta foi identificada pela primeira vez em outubro do ano passado na Índia e passou a ser dominante no mundo, por causa da alta capacidade de transmissão. Ela tem maior gravidade nos sintomas. Na Bahia, os casos foram confirmados 53 dias após a primeira identificação da variante no Brasil.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here