‘Incoerência e má gestão na distribuição’, diz Bruno Reis sobre Ministério da Saúde suspender vacinação em adolescentes

0
150

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, criticou a postura do Ministério da Saúde (MS) de suspender a vacinação para adolescentes sem comorbidades, sob a justificativa de priorizar a 2ª dose e o reforço nos idosos, já que há falta de imunizantes no país. Para ele, a medida é equivocada e tomada a partir de uma má gestão.

Outro motivo levantado pelo ministério foi de que há relatos de efeitos adversos graves na vacina da Pfizer, que é a única liberada para aplicação em adolescentes no Brasil, atualmente. No entanto, o MS não detalhou quais os eventos adversos observados.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nota em que afirma que a “vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária”. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seguiu o mesmo posicionamento e informou que não há evidências para mudar a recomendação de uso da vacina em adolescentes.

“Eu considero uma decisão muito equivocada e tudo isso contribui para gerar mais instabilidade na vacinação. Essa é uma decisão que deveria ser previamente comunicada e respaldada, para não gerar a confusão que gerou. O ministério utilizou o argumento de a dose de reforço é a prioridade e, só em seguida, deveríamos vacinar os adolescentes”, ponderou o prefeito Bruno Reis.

“Em Salvador, temos condições de seguir com o reforço dos idosos e vacinar adolescentes simultaneamente, temos doses para isso. Há uma série de incoerência nesses processos, por má gestão de distribuição das vacinas no Brasil”, avaliou o prefeito.

CIB reúne para decidir

Nesta sexta-feira (17), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) se reúne para decidir se vai seguir o posicionamento do ministério, ou se vai optar por seguir a vacinação dos adolescentes sem comorbidades de forma independente, sob recomendação da Anvisa.

Bruno pontuou que a postura da prefeitura é de dar seguimento à imunização desse público alvo, mas que vai aguardar o resultado da reunião.

“Naquele momento, não restava outra alternativa, que não suspender. Hoje [sexta, 17] vai ter reunião da CIB, que já havia autorizado a aplicação da vacina nos adolescentes anteriormente. Estamos requerendo que a CIB possa se posicionar. Conforme for a decisão, vamos segui-la”.

“Se for para seguir vacinando, amanhã [sábado, 18] já vamos retomar vacina para o público de 13 anos. A posição da prefeitura é de vacinar, sempre”.

Ainda sobre a má gestão da distribuição das vacinas, pelo Ministério da Saúde, o prefeito detalhou que Salvador tem mais de 99 mil doses da CoronaVac para vacinar os atrasados e o reforço dos idosos, o que não impactaria o uso das vacinas da Pfizer, nos adolescentes.

“No total, temos 74 mil adultos que não foram vacinados. Temos paradas 99 mil doses da CoronaVac. Isso significa que, se todo mundo que está de alguma forma em atraso fosse se vacinar, ainda assim teríamos doses para vacinar os idosos. Não aceito ficar com doses paradas, tendo pessoas a serem vacinadas”.

Ainda na coletiva, o prefeito também adiantou que a gestão já estabeleceu os protocolos sanitários para os eventos esportivos, que deverão ser divulgados entre esta sexta e a próxima segunda-feira (20).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here