Com aumento de contaminados, governador da Bahia nega volta de público aos estádios

0
147

O governador da Bahia, Rui Costa, não liberou a realização de partidas com público nos estádios baianos. A decisão foi divulgada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira. De acordo com o governador, a medida foi tomada por conta do aumento de 40% no número de casos da Covid-19 no estado nos últimos dias.

Nas últimas 24h, a Bahia registrou 232 novos casos de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No estado, 2.723 pessoas estão com o vírus ativo.

– Não haverá anúncio de jogos com público essa semana. Seria um contrassenso da minha parte. Como disse dez dias atrás, se vocês prestarem atenção na minha declaração, eu disse que estava analisando a abertura de público nos estádios. Cheguei a dizer isso publicamente uma ou duas vezes. Mas passados dez dias, naquela data que falei estava com dois mil casos ativos. Se hoje estivesse com 1.300, provavelmente estaria anunciado a abertura de público nos estádios. Mas ocorreu o contrário. Eu tinha dois mil, aumentou para 2.700. Seria um contrassenso eu anunciar hoje a abertura de público no estádio.

– A abertura de público no estádio só acontecerá quando se mantiver a queda do número de contaminados. Se nós, nesses 10 dias, ao invés de aumentar tivesse diminuído, eu provavelmente estaria anunciando. Se os números voltarem a cair, há chance de a gente em breve liberar público nos estádios. Agora, quando for liberado, eu aviso de antemão, nós exigiremos a segunda dose aplicada. Inclusive farei diferente do que outros estados estão fazendo, admitindo a primeira dose e com teste de Covid-19. Não. Aqui nós exigiremos a segunda dose, já que estamos antecipando bastante a aplicação da segunda dose. Quem estava para ser vacinado em outubro já está sendo chamado para ser vacinado. Então, quando for liberado só será permitido para pessoas que tenham tomado a segunda dose da vacina. Espero poder dar essa notícia daqui a 10 dias, daqui a 15 dias, se os números voltarem a cair. Se os números continuarem subindo, não será possível. Ao contrário, as medidas vão ser de restrição – completa.

Em reunião na quarta-feira, a CBF e 19 clubes resolveram que só haverá público nos jogos do Brasileirão quando houver liberação de torcedores em todas as cidades que sediam partidas. Na Série B, no entanto, os clubes aprovaram o retorno do público nas cidades onde for permitido.

Em Salvador, havia expectativa de liberação depois que o prefeito Bruno Reis declarou que pretende publicar um decreto sobre o protocolo para a volta do público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here