Mentiras sobre o Papa, Covid-19 e ditadura: conheça as fake news combatidas pelo Rappler, o site cuja fundadora venceu o Nobel da Paz

0
146

O Rappler (rappler.com)entrou no ar em janeiro de 2012 e virou um dos veículos de mídia mais importantes das Filipinas.

Maria Ressa, a fundadora e a atual diretora-executiva, sofre uma campanha de perseguição do governo do país. Ela já foi processada e também recebe ataques de aliados do governo —um desses aliados do governo, o jornal “The Manila Times”, a acusou, sem explicar por que, de pertencer a um grupo que planeja um golpe contra o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte.

Nesta sexta-feira (8), Ressa venceu o prêmio Nobel da Paz. Um jornalista da Rússia, Sergey Muratov, compartilhou o prêmio.

Segundo a academia sueca, “Ressa usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal”.

“Rappler deu atenção à campanha assassina do regime de Duterte [o presidente da Filipinas]. O número de mortes é tão alto que parece uma guerra contra a própria população do país”, afirmou a porta-voz do Nobel, Berit Reiss-Anderson.

“Ressa e a Rappler mostram como as redes sociais são usadas para espalhar ‘fake news’, assediar oponentes e manipular o discurso público”, disse Reiss-Anderson.

O Rappler publicou reportagens sobre os assassinatos de pessoas suspeitas de usarem drogas e também mostra a campanha de fake news que o governo de Duterte promove em redes sociais. Veja abaixo algumas delas.

Não, o papa não falou que quer enganar as pessoas

Uma das histórias falsas que o Rappler teve que desmentir foi uma declaração completamente fantasiosa atribuída ao Papa Francisco em um vídeo publicado em redes sociais.

No vídeo, há uma legenda em inglês que não corresponde ao que o líder da Igreja Católica fala em italiano. Os autores do vídeo inventaram um discurso em que o papa diz que as famílias devem parar de segui-lo: “Caso contrário, você será jogado em um lago de fogo, eu tenho propósitos secretos para enganá-los”.

O Rappler explica que o vídeo é falso: as legendas, em inglês, são fictícias. “Uma pesquisa por imagem revela que o vídeo foi gravado em 2014, para uma conferência pentecostal norte-americana. No vídeo original, o papa fala sobre união entre cristãos e pede para que as pessoas amem Deus e os outros.

Papa Francisco durante audiência semanal, em 5 de setembro de 2021 — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

As Filipinas nunca foram o país mais rico do mundo

De 1965 a 1986, as Filipinas viveram sob a ditadura de Ferdinand Marcos. Em redes sociais, uma imagem desse ditador circula com a seguinte frase: “Se eu roubei dinheiro do povo, então por que as Filipinas eram o país mais rico do mundo ao lado do Japão durante meu regime?”.

O Rappler desmente essa história com dados do Banco Mundial: durante a ditadura de Marcos, o PIB das Filipinas esteve entre o 10º e o 14º da Ásia.

Sim, mesmo pessoas sem sintomas podem transmitir Covid-19

A Covid-19 é um dos temas propícios a mitos que a equipe do Rappler precisa derrubar.

Um desses mitos, que circulou em perfis de redes sociais de pessoas das Filipinas, é o de que não há transmissão de pessoas infectadas pelo vírus, mas que não apresentam sintomas.

O Rappler escreveu: “A Organização Mundial da Saúde e agências como o Departamento de Saúde das Filipinas e os Centros de Controles e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos todos reconhecem e alertam para o risco de infecção por pacientes assintomáticos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here