“O que importa é diagnosticar precocemente”, diz urologista sobre exame da próstata

0
77

O médico urologista Eduardo Café participou do BNews Agora, da Piatã FM, na noite desta quarta-feira (3). Durante a entrevista, Café falou sobre a importância da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“O câncer de próstata é o câncer mais frequente  em homens no mundo inteiro, quase 1/3 das mortes em homens são decorrente de câncer de próstata, é uma morte a cada 35 minutos. Novembro azul é conscientização, trazer para os homens a partir dos 45 anos de idade que se interessem e deixem o preconceito para fazer suas avaliações e tentar minimizar esse cenário, fazer os exames não significa que está livre, mas o que importa é diagnosticar precocemente, onde as taxas de cura são mais elevadas”, disse.

Segundo o urologista, no estágio inicial a doença não apresenta sintomas. “A gente não deve esperar ter sintomas, os homens vão aos urologistas quando sentem alguma coisa, é comum ir quando sente alguma coisa e isso é uma grande falha, no estágio inicial ele não dá nenhum sintoma, não é esperar ter dificuldade para urinar. Na fase mais avançada pode ter sangramento na urina, retenção urinária, as vezes o paciente chegar pelo sintoma da metástase, chega com dores no quadril. Os sintomas existem, mas o ideal é fazer exames independente dos sintomas, os exames são de sangue, o PSA, um exame simples e o exame de toque que complementa essa avaliação”

Fonte: Bnews

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here