UNEB iniciou campanha de ativismo contra violência à mulher com live nesta terça (23)

0
138

A Universidade do Estado da Bahia, por meio do Centro de Estudos em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (Cegres/Diadorim), vai realizar a 16ª edição da Campanha 16 Dias de Ativismo na UNEB pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A iniciativa consiste em uma ação de extensão universitária de natureza interdisciplinar, que se apresenta à comunidade acadêmica e à sociedade baiana como um movimento de leitura e intervenção social, rumo à educação para a diferença e ao enfrentamento à violência contra as mulheres.

Projeto situado no campo dos estudos feministas, que investe no diálogo entre a universidade, movimentos sociais e o estado como estratégia política e metodológica para avaliar as conquistas das lutas feministas, os avanços nas políticas públicas e refletir experiências de enfrentamento à violência, assim como refletir a conjuntura política, social e econômica produtora das múltiplas faces da violência.

A programação da campanha reserva atividades de 23 de novembro ao dia 10 de dezembro. O webinário de lançamento será promovido na próxima terça-feira (23), às 18h, com transmissão ao vivo pelo Canal da TV UNEB, no YouTube.

Para todas as atividades, os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas até o dia da realização.

Aberturada programação

Participam do webnário de lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo na UNEB pelo Fim da Violência contra as Mulheres, os pró-reitores da universidade, Adriana Marmori, de Extensão (Proex), e Marcelo Pinto, de Ações Afirmativas (Proaf), a coordenadora da iniciativa, Amélia Maraux, e a representante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), Tatiane Moreira.

Também integram a atividade: Marco Martins (Diadorim/UNEB), Maria José Pinho (MPED/GEEC/UNEB), Rosane Vieira (FEL/UNEB), Osvaldo Fernandez (REduc e Diadorim/UNEB), Goretti Gomes (articuladora nacional LBL), Tereza Fagundes (SBRASH), Marina Amaral (DCE/UNEB), Daí Costa (Candaces/UNEB) e Rafaela Giffone (Sankofa/UNEB).

A programação segue com a roda de conversa “Violência Política de Gênero”, às 19h, com participação da deputada estadual de Minas Gerais, Andréia de Jesus, da vereadora de Niterói, Benny Briolly, da liderança quilombola e marisqueira, Eliete Paraguassu e da representante do Fórum Marielles, Isadora Salomão. A medição será realizada pela professora da UNEB, Ana Cláudia Pacheco.

A campanha conta com a parceria da SEC-BA, da Proaf, do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), do Diretório Central de Estudantes (DCE) e dos Grupos de Pesquisa em Gênero, Raça, Cultura & Sociedade (Candaces); Formação, Experiências e Linguagens (FEL); Negritudes, PanAfricanismo e Subalternidades (Sankofa); Currículo, Escrevivências e Diferenças; e Território, Cultura e Ações Coletivas da UNEB.

Também apoiam, o Grupo de Leituras e Estudos Interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade (Gleigs); o Grupo de Estudos em Educação Científica (Geec); a Liga Brasileira de Lésbicas/LBL; a Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH); a Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc); o Movimento das Mulheres Negras Dandaras do Sisal e o Coletivo Fala Tu Jovem.

Confira programação

Por: Danilo Oliveira/Ascom
Fonte: Portal da UNEB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here