Entrevista Exclusiva: Desafios do Jovem Advogado

0
411

 Em entrevista exclusiva para o Terra Santa Notícias, o Advogado Erick Menezes Campos OAB-BA,  fala sobre os desafios do jovem advogado. Da realidade de 40% dos advogados no país em lidas diárias nos fóruns e audiências, aos impactos da Inteligência Artificial nos escritórios.Entrevista com Erick Menezes CamposA trajetória do Dr. Erick Campos,  como Advogado se iniciou no ano de 2017, entretanto, muito  antes da Faculdade, ele já operava o direito com expressividade, talvez pela vocação no tratar com as pessoas, ouvindo-as e buscando solucionar seus problemas.Hoje, mantém à advocacia especializada em Regularização de imóveis, direito das sucessões e demais  causas cíveis. Visando  melhor atender a quem o procura  e mantendo parcerias especializadas em todas as áreas do direito, unindo forças com os melhores advogados para garantir os direitos dos clientes.TS – Quais as principais dúvidas do advogado no início de carreira e os erros mais comuns? EC – De certo que toda profissão o início é angustiante, principalmente se tratando de “jovem profissional”. As minhas principais dúvidas e mais profundas no início eram as mais comuns:1- Será que vão me escutar? 2- Será que rejeitarão meus serviços? E reputo que meu maior erro no início foi: Falar mais e ouvir menos.TS – Como você encara a situação do jovem advogado na Bahia?EC – Posso dizer taxativamente que ser Advogado e atuar na Bahia não é para qualquer um, tem suas dificuldades, talvez como em outras profissões. Trata-se de um exercício de paciência, grande responsabilidade, excelência e resiliência, acima de tudo CORAGEM, afinal, não é para covardes.Infelizmente advogar na Bahia não é das tarefas mais fáceis, porém é possível encontrar uma área específica e explorar com grandes êxitos. Basta usar a criatividade e grande jogo de cintura.

TS – Como você enxerga a atual situação do nosso Judiciário?EC – À princípio, importante destacar o período que estamos vivendo, estamos passando por um problema grave de saúde pública que assola o mundo, logo, todo o sistema acaba sofrendo os impactos negativos. O Judiciário sofreu também, e vem sofrendo…Somada isto à morosidade do próprio órgão, defrontamos atualmente com uma situação crítica.Infelizmente a demora na solução das demandas tem sido a parte mais desestimulante da advocacia. Ah! A famigerada burocracia também atrapalha.TS – Na sua opinião, quais as principais características e habilidades que um advogado de escritório precisa ter?EC – A característica chave é a disponibilidade para servir aos demais e a habilidade mais importante é aprender a ouvir em estado de calma alerta, ou seja, entender com profundidade a mensagem passada.TS – Qual a aceitação das novas tecnologias no dia a dia do profissional, e quais os impactos da Inteligência Artificial Jurídica?EC – Creio que a tecnologia utilizada de forma sustentável sempre irá somar.No escritório utilizamos os recursos tecnológicos geralmente para otimizar o tempo e qualificar os serviços.No que diz respeito a inteligência artificial na área jurídica, penso que deva se limitar apenas na otimização de alguns serviços, porém, nunca deverá substituir o Advogado.

TS – A pandemia de Covid-19 afetou os ambientes de trabalho de praticamente todas as profissões. Na advocacia, em especial, popularizaram-se o teletrabalho e as teleaudiências. Como você analisa essas mudanças no trabalho dos advogados? São irreversíveis ou são temporárias?EC – De fato, com a pandemia os meios tecnológicos evoluíram de forma muito rápida, Foram grandes facilitadores no fluir de determinadas áreas, e não foi diferente com a advocacia.Antes, as audiências inaugurais necessariamente eram realizadas nas dependências dos fóruns. Hoje, basta possuir dispositivos móveis capazes e em qualquer lugar se torna possível participar. Logo, Otimizou-se o tempo e quebrou as barreiras geográficas.Penso se tratar de mudanças irreversíveis, e que devemos contribuir a evolução, evitando assim o retrocesso.

Entrevistado por @gutodinamus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here