Entrevista exclusiva com a Bacharela em Educação Física, Jamile Lima

0
646

Jamile Evangelista Lima, Bacharela em Educação Física, especialista em Treinamento de Força, Saúde e Alto Rendimento, expert em Biomecânica e Posturologia, atuo como Personal Trainer e professora de sala de musculação. Estou atuante na área de musculação há mais de 10 anos.

 

TS- Qual a  importância da atividade física durante a pandemia da covid-19?

 JL– Sabemos o quanto a prática de atividade física é fundamental para a saúde do nosso corpo em qualquer momento de nossas vidas, tanto para saúde física quanto para saúde mental. No momento em que a pandemia do Covid-19 atinge a população, a prática regular de atividade física associa-se a diversos benefícios, como o fortalecimento do nosso sistema imunológico que é crucial para redução da possibilidade de infecção viral. Além da melhora significativa do sistema imune, a prática da atividade física auxilia no controle do peso corporal, da pressão arterial, do colesterol e do índice glicêmico.

TS- Qual é o tempo necessário para que a atividade física comece a dar resultados positivos na saúde do praticante, pensando no contexto da pandemia?

 JL– De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as orientações variam entre 150 e 300 minutos semanais de atividade física, os quais podem e devem ser adaptados de acordo com a individualidade biológica de cada indivíduo. A partir dessa afirmação, é imprescindível que qualquer pessoa interessada em iniciar algum tipo de esporte ou musculação procure um profissional de Educação Física HABILITADO para que seja feita uma avaliação e as orientações sejam realizadas.

TS- Há atividades mais indicadas, visando o fortalecimento do organismo, nesse momento?

JL– Atividades como caminhada, corrida, pedalada, natação e exercícios com peso (respeitando o controle de carga), entre outras modalidades, são benéficas para o fortalecimento do sistema imunológico quando realizadas corretamente e acompanhadas pelo profissional de Educação Física da sua confiança.

TS- Fui acometido de Covid-19. Quando posso voltar à prática de atividade física?

JL– Dependendo do grau que o paciente foi acometido pela Covid-19, ele poderá retomar as atividades físicas assim que não estiver apresentando sintomas. O retorno deverá ser gradual: comece de forma leve, utilizando uma média de 25% do seu alcance habitual de uma determinada atividade, controlando sua distância, velocidade e resistência. Você pode incluir exercícios aeróbicos, de força, equilíbrio e alongamentos durante o seu treinamento para auxiliar a reabilitação física do seu corpo.

 TS- Tenho excesso de peso e, como parte do meu tratamento, me foi recomendado exercício físico. Isso pode piorar a minha imunidade?

 JL– Uma vez que há indicação médica, você deve realizar suas atividades físicas normalmente, pois, a partir disso, a sua saúde tende apenas a melhorar. É importante que nesse momento você procure também um profissional de Educação Física para avaliação de bioimpedância e indicação da melhor modalidade, bem como duração de treinamento e intensidade.

TS- É necessário o uso de máscaras durante a prática de exercícios ao ar livre e em academias?

 JLAo ar livre: Certifique-se que não terá contato com outras pessoas. Nesse caso, não se faz necessária o uso da máscara.

Academias: Uso obrigatório de máscara durante todo desenvolvimento do treino.

TS- Quais cuidados devem ser tomados durante a prática das atividades para evitar o contágio?É

 JL – Use máscara: ela é indispensável para evitar o contágio do Coronavírus, o que torna seu uso obrigatório;

– Higienize as mãos: lave bem as mãos até a altura dos punhos com água e sabão ou então as higienize com álcool gel 70%;

– Kit de Limpeza: Certifique-se se há kits de limpeza (flanelas descartáveis e álcool 70% líquido) em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre. Antes de iniciar um exercício, realize a assepsia do local a ser utilizado, como encostos, maçanetas, halteres, anilhas e barras;

– Evite ficar em áreas onde estão concentradas muitas pessoas;

– Evite passar muito tempo no local de treinamento;

– Leve sua garrafinha com água com o intuito de dispensar o uso do bebedouro.

Entrevistada por @gutodinamus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here