Feirense atinge 940 na Redação do Enem e é aprovado em 3° lugar em Medicina

0
201

O sonho de Pedro Henrique Santana de Almeida, de 18 anos, em ser médico está cada vez mais perto. O estudante, do bairro Lagoa Salgada, tirou 940 na redação do Enem e foi aprovado em terceiro lugar no curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), na cota de escola pública e negro.

Continua depois da publicidade

Oriundo de escola pública, ele fez o ensino médio no Colégio Estadual Professora Tecla Mello, no bairro SIM, e mesmo tendo feito a prova como treineiro por duas vezes antes de 2021, nunca imaginou que tiraria uma nota tão alta. Em sua preparação para o Enem, o jovem escrevia uma redação por semana e tinha uma rotina de estudos no cursinho e em casa, que dava uma média de sete a oito horas por dia.

“Achei que seria uma pontuação menor. Na construção do texto, eu acabei errando alguns pontos de coesão e coerência como repetir palavras, mas pelo visto, não foram grandes erros. Fiquei muito feliz pela minha classificação no SiSU, o que eu já esperava”, descreveu o estudante.

Ser aprovado em curso bastante disputado é um motivo de orgulho, e isso se torna mais importante quando vem de uma pessoa que não tem muitas condições financeiras, como é o caso de Pedro Henrique, no qual a mãe é técnica de enfermagem e seu pai funcionário de uma loja de material de construção. O jovem não trabalha, mas dedica mais de sete horas por dia aos estudos. “Minha família sempre se importou com meus estudos. Minha mãe fez o possível para que eu estudasse em uma escola particular até o ensino fundamental I. Foi um esforço que fiz valer a pena”, relatou.

Pedro Henrique faz parte do grupo de 206.835 estudantes que foram selecionados na chamada regular do SiSU, que teve o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira, 22. O jovem aguarda ansioso para iniciar as aulas “Estou muito animado para começar essa nova etapa, agora que já passei pelo Enem estou muito ansioso para saber quais assuntos e quais matérias irei estudar”.

O sonho de Pedro Henrique em ser médico vem desde criança, mas o amor pela profissão foi assumido após uma visita técnica da escola em um laboratório do curso de Medicina. “É o que sempre quis ser, mas tinha dúvidas. Quando eu estava no primeiro ano do ensino médio, o colégio levou os alunos para conhecer uma faculdade e quando cheguei na sala de medicina foi uma mistura de felicidade e curiosidade, aí eu tive certeza”.

DICAS

Para você que deseja tirar uma ótima nota na redação, Pedro Henrique tem algumas dicas. “É necessário fazer muita redação. Assistir séries e filmes não só como entretenimento, mas com olhar crítico, para servir de referência cultural. Corrigir redações de outras pessoas tentando identificar os erros para evitá-los. Se geralmente você escreve as 30 linhas, faça o rascunho com uma letra um pouco maior, para evitar problemas como a falta de espaço quando for passar a limpo. E por último saber teses de diferentes filósofos e sociólogos”.

Fonte: Feira 24 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here