Tendências do metaverso afetam diversas áreas da rotina humana e trazem mudanças permanentes para o setor dos negócios

0
514

Imagine um mundo onde você consiga criar diferentes versões de si mesmo para se adaptar às suas necessidades diárias. Imaginou? A ideia pode até parecer muito futurista, mas já está sendo colocada em prática dentro do metaverso, um ambiente que integra o universo físico e o virtual e faz parte da nova Web 3.0, muito mais imersiva e tecnológica do que a clássica “internet” que conhecemos hoje!

Para explicar a fundo as novas tendências relacionadas ao metaverso, a futurista e CEO da The Future Today Institute, líder mundial em consultoria e estudos sobre tecnologia, Amy Webb, reuniu no chamado “Tech Trends Report 2022”, uma série de indicativos voltados para a temática.

Discorrendo sobre a influência do metaverso nos mais diversos setores da vida, como nos negócios, na saúde e no entretenimento, Amy Webb baseou-se em três pilares para fundamentar suas análises e apresentar suas apostas sobre este novo ambiente: o espaço digital, a mídia sintética e as identidades digitais. O primeiro termo, segundo a futurista, diz respeito a ampliação do mundo real para o virtual, onde as novas sensações do metaverso poderão ser experienciadas na vida real.

Com relação a mídia sintética, por sua vez, a CEO do The Future Today Institute explicou que os algoritmos estarão cada vez mais presentes na produção de conteúdo, ao passo que as identidades digitais, terceira vertente analisada, permitirá uma imersão intensa nas redes virtuais através dos avatares.

Para detalhar cada uma das vertentes e aprofundar ainda mais as noções voltadas para o metaverso, para a realidade virtual e para a realidade aumentada, a Consumidor Moderno organizou uma lista com as principais mudanças neste cenário, a partir do relatório Tech Trends Report 2022.

Avatares realistas

Em 2021, a Unreal Engine, líder em produção de ferramentas para jogos em 3D, deu vida ao MetaHuman Creator, um aplicativo que permite a criação de avatares hiper-realistas e bem semelhantes aos humanos. Tempos depois, foi a vez do grupo Meta lançar os Codec Avatars, que fazem uso da tecnologia de captura 3D e da inteligência virtual para criar personagens realistas no metaverso. A ideia é que tais avatares sejam introduzidos nas mais diversas esferas da vida humana dentro da Web 3, humanizando as relações digitais e aproximando os dois mundos.

Óculos inteligente

Equipado com câmera e ferramenta de captura de áudio, o óculos inteligente promete ser a porta de entrada para o metaverso, já que permitirá a imersão total nos ambientes online e facilitará a realização de atividades executadas no universo digital, como as reuniões empresariais à distância e as provas de roupa/acessórios virtuais.

AR e o mundo dos negócios

O Microsoft’s HoloLens 2, elaborado pela Microsoft, é um dispositivo de display utilizado na forma de óculos e capacete que auxilia no desenvolvimento de várias atividades corporativas, como na elaboração de treinamentos e mapas holográficos e de reuniões em 3D.

Mídia sintética

Voltada para a produção de conteúdos digitalmente produzidos, a mídia sintética faz uso da inteligência virtual para construir vídeos, bots e áudios realistas que aproximam ainda mais o mundo físico e o digital e facilitam o desenvolvimento de vários elementos voltados para o metaverso, como os próprios avatares.

Lentes de contato inteligentes

Com sensores eletrônicos embutidos, as lentes de contato inteligentes estão sendo desenvolvidas pela startup Mojo Vision, em parceria com algumas empresas esportivas, como a Adidas, para facilitar o treinamento dos atletas, uma vez que tais ferramentas pretendem mostrar as métricas para estes, sem que haja a necessidade de olhar para o relógio, por exemplo. Além disso, essas lentes prometem eliminar a necessidade de óculos e lentes multifocais.

Agora que você já está por dentro das principais tendências tecnológicas que moldarão o metaverso, aproveite para dar uma olhada nas previsões para a inteligência virtual clicando aqui!

Fonte: Comsumidor Moderno

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here