Abertura de Mercado: bolsas externas devem impor cautela aos negócios

0
102

A semana vai chegando ao fim sem um viés único entre as bolsas internacionais, refletindo à espera pelo principal direcionador do dia: o payroll, o dado oficial do mercado de trabalho norte-americano. Nesse sentido, os índices futuros recuam em Nova York nesta manhã de sexta-feira, com destaque para a queda das ações da Tesla no pré-mercado, enquanto os mercados europeus operam entre altas e baixas moderadas – lembrando que a bolsa de Londres ainda está fechada por conta do feriado local.

Entre as commodities, os preços do petróleo também recuam, ainda repercutindo a decisão da Opep+ em aumentar a produção da commodity a partir de julho. No Brasil, o desempenho prévio dos mercados norte-americanos e das commodities devem impor maior cautela para os negócios, ao menos nas primeiras horas de negociação, após três sessões consecutivas de valorização do Ibovespa.

Em paralelo, os impasses relacionados à concessão de subsídios ao diesel, como forma de atenuar os preços dos combustíveis, com a possibilidade de um novo decreto de calamidade, podem reforçar os temores com um ambiente de deterioração fiscal, com possíveis impactos no mercado cambial e de juros hoje.

Agenda econômica 03/06

Brasil: A produção industrial sai antes da abertura do mercado (9h), seguida do PMI de Serviços e Composto de maio (10h). Com relação à atividade industrial, a mediana do mercado indica desaceleração do crescimento a 0,2% em abril, após 0,3% em março. O ministro da Economia, Paulo Guedes, almoça, em Brasília, com empresários que integram a Coalização da Indústria (13h).
EUA: O payroll de maio (9h30), o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços e composto de maio, na leitura do S&P Global (10h45) e ISM (11h), e o relatório de poços de petróleo em operação (14h) são os dados programados para hoje. Com relação ao mercado de trabalho do país, as estimativas apostam que a economia tenha gerado 328 mil postos de trabalho em maio, após criação de 428 mil vagas em abril. A vicepresidente do Fed, Lael Brainard, participa de debate (11h30).

Europa: O PMI de serviços da Alemanha caiu a 55 pontos em maio, ainda no território expansionista datividade, mas pior que o esperado pelo mercado, enquanto o PMI da zona do euro recuou de 57,7 pontos em abril para 56,1 em maio, no menor nível em dois meses e também abaixo da expectativa. Adicionalmente, as vendas no varejo na Zona do Euro caíram 1,3% em abril ante março, frustrando a previsão de avanço de 0,1%. Na Turquia, a inflação ao consumidor (CPI) saltou à taxa anual de 73,50% em maio, no 12° mês consecutivo de aceleração – marcando o nível mais alto desde outubro de 1998.

Fonte: E Investidor / Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here