Cantora baiana é vítima de ataques na internet após decisão judicial que proíbe uso da marca ‘As Patroas’ por Maiara e Maraísa

0
228
Fãs de Maiara e Maraísa atacam cantora baiana — Foto: Divulgação

Fãs de Maiara e Maraísa atacam cantora baiana — Foto: Divulgação

A cantora baiana Daisy Soares, de 39 anos, tem sido vítima de ataques na internet após uma decisão judicial que proibiu Maiara e Maraísa de usar a marca ‘A Patroa’. Em entrevista ao g1 nesta terça-feira (14), a artista relatou o que tem sofrido nos últimos dias.

“As mensagens privadas são as mais ofensivas. Tem xenofobia, me chamam de nordestina desgraçada, dizem ‘tinha que ser do Nordeste’ em um tom pejorativo, além de falarem para eu desistir desse nome e entregar a marca”.

Quando criou a banda em 2013, Daisy não imaginava que a realização de um sonho se tornaria um pesadelo quase 10 anos depois. Em um dos ataques recebidos nas redes sociais, a baiana foi chamada de nordestina desgraçada.

“O que você pensa que está ganhando fazendo isso com as meninas? Você acha que vai ficar ‘famosa’ só porque leva o nome das verdadeiras patroas? Só é conhecida nessa bosta de Nordeste aí. Se manque. Você nunca vai chegar aos pés da Maiara, Maraísa e a estrela Marília”.

Dona da marca 'A Patroa' é vítima de ataques na internet após decisão judicial que proíbe uso indevido por Maiara e Maraísa  — Foto: Divulgação

Dona da marca ‘A Patroa’ é vítima de ataques na internet após decisão judicial que proíbe uso indevido por Maiara e Maraísa — Foto: Divulgação

Após o uso indevido da marca pela dupla Maiara e Maraísa e por Marília Mendonça, Daisy Soares afirmou que teve o trabalho prejudicado.

“Fiquei impedida de ser identificada nas plataformas digitais, porque quando vai buscar uma música minha, aparece logo o álbum delas. No YouTube é a mesma coisa… Olha só o dano que isso está me causando”, desabafou.

Outra questão apontada pela artista baiana é a grafia e a cor utilizadas para criação do nome ‘As Patroas’. Segundo ela, ambas são parecidas com a que foi criada para a marca dela. 

Videochamada com Marília, Maiara e Maraísa

Segundo Daisy, ela já havia tentado resolver a situação assim que foi notificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sobre a tentativa de registro da marca “As Patroas” feito por um empresário do escritório WorkShow, que cuida da carreira das cantoras sertanejas.

“Ele não entrou em contato comigo, eu que entrei em contato após o pedido dele ser indeferido pelo INPI. A solicitação não foi deferida porque não é possível registrar um nome, mesmo que no plural, e usá-lo no mesmo segmento”.

“Não tenho nada contra elas. O empresário que não respeitou e utilizou minha marca de maneira indevida, sem meu consentimento”, complementou.

Ainda segundo a artista baiana, o advogado pessoal de Marília Mendonça entrou em contato com ela quando a rainha do sertanejo ficou ciente da situação.

“Ela [Marília] queria conhecer a gente e tentar resolver a situação. Ela era uma pessoas maravilhosa, humana, e não imaginava que atrás da marca tinha uma pessoa física, no caso eu, então Marilia se sensibilizou”.

No dia 28 de outubro de 2021, Daisy teve um bate-papo por videochamada com Marília, Maiara e Maraísa. “Durante a conversa Marília disse que era incontestável, que a marca era minha e o direito era meu. Ela também falou que queria fazer parceria com a gente”. Porém, poucos dias depois, em 5 de novembro, Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo.

Medo de subir no palco

Justiça da Bahia proíbe Maiara e Maraísa de usar a marca 'As Patroas' — Foto: Reprodução/Rds Sociais

Justiça da Bahia proíbe Maiara e Maraísa de usar a marca ‘As Patroas’ — Foto: Reprodução/Rds Sociais

Após ser vítima de diversos ataques, Daisy Soares tem medo de subir no palco, insegurança essa que atinge toda a família da baiana e das pessoas que trabalham com ela na banda A Patroa.

“Está todo mundo apreensivo. Estou tentando me manter firme, porque na vida a gente tem que ter coragem. Eu não fiz nada de errado, registrei a marca, então é um direito meu”.

“Eu não ia mudar o nome e começar do zero algo que batalhei ao longo de muitos anos”.

Apesar de todo o ataque recebido nos últimos dias, a baiana disse que tem recebido o apoio dos baianos e de fãs de Marília Mendonça.

“Acredito que aqui na Bahia as pessoas já conhecem a nossa banda e defendem nosso trabalho por uma questão de justiça. É triste ver a raiva de que está me atacando”.

Turnê ‘As Patroas’

Marília Mendonça e Maiara e Maraísa levam projeto “As Patroas” para a estrada

Anunciada em outubro de 2021, o destino da turnê “Patroas” ficou indefinido desde a morte prematura de Marília, em novembro. Em fevereiro deste ano, Maiara e Maraísa cancelaram oficialmente os shows.

Durante o lançamento da turnê, um mês antes de sua morte, Marília afirmou que o trio iria contar no palco a história de amizade entre elas e incentivar o apoio entre mulheres.

Fonte: G1 Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here