Bahia registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

0
243
Paciente reside em Salvador e está internado em uma unidade hospitalar da rede privada

A Bahia registrou o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos, segundo informou nesta quarta-feira (15) a Secretaria da Saúde do Estado. O caso, em Salvador, é monitorado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) municipal e estadual.

O doente, que mora na capital baiana, foi internado com sintomas comum da varíola dos macacos: febre alta de início súbito, adenomegalia, que é um aumento dos linfonodos do pescoço, e erupção cutânea. Ele está em um hospital privado de Salvador.

Amostra do paciente foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial.

O Monkeypox, como é conhecida a varíola dos macacos, é uma zoonose viral, ue se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença tem como sintomas febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here