EUA “brinca com fogo”, diz China sobre ida de Nancy Pelosi a Taiwan

0
241

Ministério dos Negócios Estrangeiros da China emitiu comunicado nesta terça-feira (2/8) sobre a visita de Nancy ao país asiático

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China declarou, em nota, que a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan é “uma violação severa do princípio de Uma Só China e às estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA”. “Tudo isto são atos muito perigosos, como se brincasse com o fogo, e quem brinca com o fogo acaba se queimando”, alertou o ministério.

A pasta disse também que a movimentação tem um forte impacto na base política das relações entre as duas potências, que infringe a soberania e a integridade territorial da China e prejudica a paz e a estabilidade.

“(Isso) tem impacto severo na base política das relações China-EUA, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da ‘independência de Taiwan’”, destacou o comunicado.

Nancy Pelosi chegou ao destino na manhã desta terça-feira (2/8) para se encontrar com lideranças locais. Os rumores em torno da viagem acenderam tensões entre americanos e chineses. Os últimos consideram a ilha como parte do território.

A representante americana soltou um comunicado sobre a viagem. “A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan”, afirmou.

A visita de Nancy Pelosi a Taiwan virou motivo de uma série de ameaças da China aos norte-americanos. O atrito ocorre porque a China considera Taiwan como parte de seu território e condena qualquer contato de autoridades ou tentativas de reconhecimento da autonomia da ilha. Para os chineses, a viagem de Pelosi é uma “provocação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here