📌 Diabetes: qual o papel do endocrinologista no tratamento da doença?

0
706

A diabetes é uma doença que vem se tornando cada dia mais comum, no mundo todo. De acordo com o Ministério da Saúde, 7% dos brasileiros são diabéticos. Isso corresponde a mais de 12 milhões de pessoas com a doença no país.

🧐 Você sabe o que caracteriza esta patologia? A diabetes acontece quando há o aumento nos níveis de açúcar no sangue. Isso se dá em função do desequilíbrio na produção de insulina.

A diabetes é subdividida em dois tipos. A do tipo 1, por exemplo, corresponde a cerca de 10% dos casos. Ela se manifesta como uma doença autoimune, desencadeada por um processo que leva à destruição das células do pâncreas. Com a degeneração, há o prejuízo na produção de insulina, o que acaba desencadeando a doença.

Nesses casos, a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividades físicas não é suficiente, já que se trata de sua forma crônica. Sendo assim, é necessário uma consulta com Endocrinologista.

O paciente com diabetes tipo 1 e 2, ou aqueles com diabetes gestacional – alteração que ocorre somente em alguns casos de gravidez – devem fazer o acompanhamento regular com o endocrinologista como citado acima.

Isso se justifica pois esta especialidade trata todos os problemas relacionados às disfunções no sistema endócrino. O pâncreas é um dos órgãos que fazem parte do sistema.

É importante que não se adie muito o tratamento da diabetes. As complicações desencadeadas pela doença, quando ela não é tratada de forma correta, podem ser fatais em alguns casos.

• 📲 (75) 9.9255-4683 / 3261-1054
Grupo Médico JC
R. Dois de Julho, nº 243 – Centro, Serrinha – BA, 48700-000⠀
• ________________________________________
• GrupomédicoDrJoséCarlos, aliviando dores e transformando vidas.
• policlinica #saúde #emergencia #urgencia #serrinha #transformando #vidas #aliviandodores #jccuidadevocê #planodevantagens #protocolodesaude #jc #diabetes #endocrinologista #endocrinologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here