Em mais um desdobramento da operação de materiais explosivos, a Polícia Civil da Bahiaapreendeu 800 kg desse material contido em um cordel detonante, em um outro galpão clandestino, no município de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina. Ao BNews, o coordenador da operação, o delegado Tiago Silva, informou que o segundo suspeito de ser proprietário do galpão já está sendo localizado.
“Já estamos buscando localizar o responsável por esse material, que estava condicionado de forma ilícita, irregular, causando risco não só a população, vizinhança, mas como potencial de ter a destinação para diversas atividades criminosas no estado”, explicou o delegado.
Com função lícita, o cordel é voltado para minérios e pedreiras. Todavia, o material sofreu o desvio de caminho, com destinação criminosa, como ataques a instituições financeiras e extração ilegal de minério.
Vale ressaltar que o material estava coberto no forro de um telhado podendo causar uma explosão que destruiria todas as casas da vizinhança. Informou Tiago Silva.
À reportagem, o investigador e explosivista do COE, Leandro Bahia, reiterou: “é um material extremamente sensível, com uma capacidade de destruição muito grande, então todo cuidado é necessário para que faça qualquer tipo de manipulação com esse material, que normalmente é destinado para crimes.
Fonte: Bnews