TIAGO FREITAS
• LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (UEFS) – 2011
• BACHAREL EM BIOMEDICINA (FAN) – 2019
• HABILITADO EM PATOLOGIA CLÍNICA
• HABILITADO EM IMAGINOLOGIA
• HABILITADO EM FISIOLOGIA DO ESPORTE E A PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO
ESPECIALISTA EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO CLÍNICO (FACULDADE ESTÁCIO) – 2021
CONTA PRA GENTE UM POUCO SOBRE VOCÊ E SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA?
Minha trajetória acadêmica se inicia UEFS, em 2007, quando ingressei no curso de Educação Física, concluindo em 2011. Em 2015 ingressei no curso de Biomedicina, na FAN, concluindo em 2019. Em 2020/21 fiz uma pós graduação em Fisiologia do exercício clínico.
EXISTE ALGO EM ESPECÍFICO QUE TENHA O MOTIVADO A INGRESSAR NO CURSO DE BIOMEDICINA?
Minha entrada no mundo da Biomedicina foi um tanto diferente do comum, inicialmente não conhecia o curso e sua habilitações, já na graduação que tomei conhecimento do quão grande e diverso é esse mundo, eu costumo dizer que não ouve uma motivação especifica pra entrar, mas me apaixonei quando conheci de fato o que é a Biomedicina!
Hoje eu tenho três habilitações: em diagnóstico por imagem, em analises clinicas e em fisiologia do esporte e da atividade física, nesta ultima fui o primeiro Biomédico do nordeste a obter o título.
QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE O BIOMÉDICO DESENVOLVE?
O Biomédico é o profissional responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, desvendar crimes por meio de análises de tecidos como perito da Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento e executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas, é responsável pela identificação, classificação e estudo dos microrganismos causadores de enfermidades. Ele desenvolve medicamentos e produz vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças e análises gramatológicas para verificar contaminações em alimentos, dentre outras habilitações possíveis a esse profissional.
VIVEMOS HOJE UMA PANDEMIA CAUSADA POR UM VÍRUS QUE SOFREU MUTAÇÕES E MUDOU RADICALMENTE O MODO DE VIVER DAS PESSOAS AO REDOR DO MUNDO. QUAL A ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO NESSE PANORAMA?
Com a chegada do SARS-CoV-2 ao Brasil iniciou-se o trabalho de monitoramento genético para averiguar se o vírus apresentava mutações, o que poderia lhe conferir maior patogenicidade, o biomédico profissional tornou-se essencial no combate e controle do vírus, partindo desde o seqüenciamento genético, onde é detalhado, estudado e diferenciado de outras cepas, onde possibilitou, através desse seqüenciamento, desenvolver as diversas vacinas disponíveis.
Mas não para por aí, o profissional biomédico atua também no processo de coleta, testagem (as testagens sejam elas moleculares (por RT-PCR) ou sorológicas (confirmando a presença de anticorpos)) para diagnóstico da COVID-19. Bem como por trás dos bastidores atuantes em saúde pública, vigilância sanitária afim de auxiliar programas governamentais de saneamento para erradicação de doenças, atuantes agora na tentativa de erradicação do causador desta pandemia.
A QUESTÃO DA SAÚDE NO BRASIL, SOBRETUDO A PÚBLICA, DEMANDA UMA ATENÇÃO MUITO ESPECIAL POR PARTE DOS NOSSOS GOVERNANTES. COMO VOCÊ ANALISA ESSE CENÁRIO?
A questão as saúde publica no Brasil é bem controversa, ao passo que temos um modelo de sistema de saúde que é espetacular no papel, muitas vezes serviu de referência para grandes potências mundiais estruturarem seus projetos de saúde, no Brasil, devido ao crescente sucateamento das estruturas e equipamentos, desvios de verbas e serviços e desvalorização dos profissionais, acaba não proporcionando a população em geral, o devido serviço, com a qualidade que se pode entregar, temos totais condições tanto em estrutura quanto de profissionais de ter, de fato, um serviço de saúde digno da nossa população, principalmente a população mais carente.
Dessa forma, faz-se necessário a cobrança perante aos governantes, nos três níveis de poder, pelo melhoramento do serviço publico de saúde, partindo de um dos princípios básicos do SUS que nos garante a saúde como um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
Entrevistado por @gutodinamus