Salve, salve! E essa vida que é um corre-corre danado, hein? Dias desses eu estava pensando aqui com os botões como a gente precisa se transformar em mil serezinhos para conseguir fazer um pouquinho de cada coisa, né?
Você é daquelas pessoas que se desdobram em múltiplas jornadas? Sei bem o que é isso, sou dessas também, então, me empatizo com você.
Mas, quem de nós nunca pensou, por um segundo sequer, na possibilidade conjugada com uma enorme vontade de transformar a vida para muito melhor? E, para que isso aconteça, você acaba vislumbrando a fantástica possibilidade de se tornar um servidor público. Sim, porque, talvez, já tenha ouvido muito por aí que concurso público é capaz de “bancar” os sonhos da gente, né? Ou então, até conhece aquela pessoa que se dedicou muito e, hoje, usufrui das benesses de ser um servidor público, certo? Foi fácil para elas? Garanto que não foi nada fácil! Mas, elas chegaram lá!
Só que, de repente, por um estalo, sua cabeça volta para sua realidade e você começa a encontrar um monte de obstáculos, não é mesmo?
Acordar cedo, preparar tudo para o dia que vai ser longo, olhar para aquela lista de inúmeras tarefas que estão reservadas (que só de imaginar, já cansa) e apenas consegue se visualizar voltando ao final da noite e caindo que nem uma “pedra” na cama para descansar para o dia seguinte que será igualzinho.
Ihh, sem contar que a gente ainda precisa de lazer, que são os momentos que servem de válvula de escape.
E, claro que estudar para concursos acaba indo para o final da fila! Consequentemente, seus sonhos também têm grande probabilidade de irem para o mesmo lugar.
Mas, será que esses obstáculos que você está enxergando não passam de desculpas? Será que a gente não consegue dar um jeitinho de conciliar tudo isso, sem perder nada, apenas transformando tudo?
Eu sei! Tem dias que a gente olha para o relógio e, realmente, tem “quase” a certeza de que não vai dar tempo de nada, certo? Nem tão certo assim! E eu vou tentar mostrar para você que o tempo poderá ser seu melhor aliado quando pensar em estudar para aquele concurso que vai lhe trazer estabilidade financeira, e até emocional, para viver todos os sonhos que você merece!
Quer ver que a gente consegue dar um jeitinho? Venha comigo que nosso papo aqui vai ser bom! Aliás, produtivo!
Quantas horas tem o seu dia?
Ah, a gente já sabe que são 24 horas, não é? Só que o que a gente não sabe é que é possível aproveitar essas horas de uma forma mais produtiva e, quem sabe até criar mais tempo em cima daquele que dispomos.
Mas criar tempo, você não acredita, não é? Confie em mim que eu garanto que a sua produtividade poderá muito bem estar aliada à alta performance, só que para isso, será necessário um pouco de ousadia, coragem e determinação. Ah, e autoconfiança!
O problema é que a gente está bem acostumado a olhar para horas, e isso acaba trazendo uma percepção de que elas são muito escassas para tudo que precisamos e queremos fazer. Só 24 horas tem meu dia? Se pensar no quesito horas, sim, apenas 24 horas!
Poxa vida, e com apenas 24 horas, você me diz usa boa parte delas. Que tem uma jornada de trabalho de oito horas. Tem escola ou faculdade à noite. Chega a casa com corpo e mente exauridos. E ainda precisa preparar tudo para o novo dia de amanhã que será, no mínimo, tudo igual. Ah, cansamos, né? Isso é conhecido como rotina!
Sem contar que você pode se encaixar naquele perfil de pessoa que tem de cuidar dos filhos pequenos. Aliás, já batemos um papo com a professora Lízia Medina sobre mães concurseiras e como elas podem conciliar filhos e estudos, lembra? Se não se lembra, é só dar uma ouvidinha no nosso QC Cast.
Bem, voltando ao assunto da escassez de tempo, vamos tentar gerenciá-lo por meio de atitudes assertivas que poderão auxiliá-lo e trazer um norte para que você não abandone a ideia e vontade de transformar a sua vida por meio dos estudos para um concurso público.
Como gerenciar o tempo e conciliá-lo com a rotina do dia a dia?
A verdade é que nada será tão fácil porque varinha de condão nós não temos para parar o tempo ou multiplicá-lo em mais horas. No entanto, temos a possibilidade de dividir o nosso tempo em pequenas frações de períodos que, somados, poderão tirar da escala zero, da inércia, os seus estudos.
Sabe aquele tempo que você gasta se locomovendo nos trajetos que o levam até seu trabalho, sua escola ou faculdade, sua casa? Justamente! Esse tempo poderá ser muito bem aproveitado.
Vamos supor que você esteja em um transporte público. Fica bem mais fácil de aproveitar esse caminho com um simples celular à mão. Afinal, vivemos na era digital e ela se torna nossa aliada com os aplicativos que podemos utilizar para estudar. Falando em app, aproveite e baixe o app do Qconcursos no seu celular para começar muito bem essa rotina.
Então, pelo seu próprio celular você pode ler PDFs, assistir a uma videoaula, fazer questões e até ler os comentários dos colegas da comunidade do QC … Viu como já começamos bem?
Mas, daí você me diz que esse percurso você o faz dirigindo seu carro. Não tem problema algum. Pelo mesmo aplicativo, você pode apenas ouvir as aulas ou treinar questões que disponibilizamos pelo nosso podcast, o QC Cast. Aliás, ele está nas principais plataformas de streaming, viu?
Bem, só aqui, no deslocamento do seu trajeto você já percebeu que é possível aproveitar o tempo, né?
A mesma coisa, você pode fazer durante seu horário de almoço! Ah, mas esse é o momento de bater papo com os colegas de trabalho. Eu entendo, mas é um tempo que você pode aproveitar também para ouvir uma aula, não é? Prioridades são prioridades, e eu já falei sobre isso em outros papos que tivemos por aqui.
Então, priorize seu sucesso! Eu não disse que seria fácil, mas posso garantir que não será impossível.
Lembra-se que pela manhã, antes de sair de casa, você tem alguns afazeres? Outro tempo que também pode ser aproveitado para ouvir conteúdo.
Geralmente, durante o expediente, você tira uns 15 minutinhos para um cafezinho ou um lanche, certo? Otimize esse tempo, afinal em 15 minutos, você consegue resolver algumas questões, ou assistir à correção de alguma delas com um professor pelo Qconcursos e pelo celular também. Olha que facilidade! A essa altura, você já baixou o app do Qconcursos.
Perceba que até aqui você já conseguiu:
- Ganhar entre 2 horas, dependendo do trajeto e trânsito, até 4 horas livres no seu deslocamento total;
- Em torno de 1 horinha na hora do seu almoço;
- 15 minutinhos no seu lanche da tarde no trabalho.
Isso tudo somente durante a semana, período que você se desdobra entre trabalho e outros afazeres.
E os finais de semana?
Ah, mas seus finais de semana são para descansar e se divertir. Concordo e não tiro sua razão, até porque descanso e lazer fazem parte do processo de estudos bem sucedido.
Porém, há de convir comigo que não precisa “meter o pé na jaca” na diversão, não é? Muito menos, “dormir mais que a cama”, certo? Equilíbrio é tudo! E prioridades batem mais uma vez aqui na nossa cabeça, hein?
Prioridades, meu caro, prioridades, minha cara!
Divirta-se, mas, por ora, com moderação. Afinal, depois de aprovado, você poderá “meter o pé na jaca” e merecidamente.
Então, sábado e domingo é, sim, dia de estudar. Ainda mais se o tempo estiver bem escasso durante a semana. Alguma coisa precisa compensar, não é? Afinal, o tempo que você passará estudando, um dia, chegará ao fim, quando você estiver investido do seu cargo público.
Diz um eterno concurseiro, que hoje é juiz federal, conhecido como Willian Douglas, que “a dor é temporária, mas o cargo é para sempre”. Então, coloque essa máxima na sua vida, por ora!
Muito bem, prossigamos: sábado e domingo revisite todas as suas atividades e veja aquilo que você pode abrir mão em troca de sentar e estudar. Tire duas horinhas para se divertir, assista a um filme, almoce com a família.
Ah, falando em família, é muito importante dialogar com eles e pedir ajuda mesmo. Explique a eles que, por um tempo, será importante para você todo esse processo e que a sua vida, e até mesmo a deles, poderá mudar para muito melhor com o apoio e compreensão dos seus entes queridos. E, se tiver filhos pequenos, peça ajuda para que eles estejam confortáveis com sua família enquanto você se dedica. Se os “pimpolhos” já forem crescidinhos, explique a eles que você também precisa da ajuda deles e que esse apoio será uma grande parcela na sua conquista. Eles ficarão felizes em saber que poderão ajudá-lo!
Feriados vale estudar?
E como não! Ainda mais aqueles prolongados que você pode aproveitar ao máximo. Talvez, por ora, aquela viagem precise ser deixada de lado. Depois, você poderá fazer quantas quiser.
Aproveite, sim, os feriados para estudar mantendo a mesma rotina de estudos do seu fim de semana!
E minha saúde física e mental, vai pra aonde?
Ah, essa preocupação você nem precisa ter. A saúde física e mental é importantíssima. Por isso, você não vai deixar de praticar as suas atividades físicas de jeito nenhum.
No entanto, enquanto estiver se exercitando, também pode aproveitar para adquirir conhecimento da mesma forma que aproveita quando está se deslocando durante seu trajeto na semana, do mesmo jeitinho que consome conteúdo na sua horinha de café da manhã, almoço e lanchinho da tarde. Lembra-se?
Então, percebeu que nada precisa ser deixado de lado e você ainda aproveita seu tempo de forma bem otimizada. Apenas reduza a quantidade de tempo que você dedicava para algumas de suas atividades.
E para que tudo isso dê bem certo, eis que tenho algumas sugestões para você:
Organize-se!
Primeiramente, tenha em mente que organização será fundamental nesse processo todo, porque sem ela, será bem difícil e mais demorada a sua trajetória. Liste todas as suas atividades e visualize-as em uma agenda.
Então, mãos na massa para se aliar à tão valiosa organização.
A repetição que leva ao sucesso
Outro ponto importante é ter a certeza de que a repetição dos seus atos corretos é que o levarão ao sucesso. Então, tudo que for sugerido aqui neste nosso papo, e que você for adaptar à sua realidade, faça-o com repetição. Vai ler pdf no trajeto durante a semana? Faça-o todos os dias da semana. Crie hábitos!
Priorize as atividades
Algumas delas podem ter menos esforço seu neste momento e não vai sacrificar a sua vida em nada. Veja quais você pode conduzir de forma moderada. Assim, sobrará mais tempo para os estudos!
Tenha autoconfiança
Ah, isso é muito importante. Isso é a mola propulsora de tudo aquilo que deseja transformar para melhor. Você é capaz de mover um mudo se quiser. Você é forte, tem coragem. Basta olhar para os momentos difíceis pelos quais já conseguiu passar, e perceber que está aqui, hoje, de pé, fortalecido, com toda a certeza, maduro o suficiente para saber como passar pelas turbulências e para entender o que quer para a sua vida.
Então, mãos na massa!
Agora que você já teve um norte para conciliar os estudos com a sua rotina, que tal dar uma lidinha num artigo que escrevi sobre como planejar seus estudos? Garanto que você terá um bom direcionamento e poderá ajustar à sua rotina.
Mas, fique bem à vontade para adaptar tudo o que você acompanhou até aqui à sua realidade, pois isso é muito importante. O que foi falado aqui, são apenas sugestões.
Enquanto isso, estarei aqui torcendo por você. Depois, o próximo papo entre mim e você será me contando como foi sua trajetória até a aprovação, combinado?
Fonte: QConcursos