Nunca foi tão necessário repensarmos o turismo, ainda mais após dois anos de uma pandemia que impactou o setor em todo o mundo, ressignificando a visão do mercado que, hoje, coloca no centro das atenções as pessoas e o planeta. Momento para governos, empresas e comunidades locais partilharem uma visão mais sustentável, inclusiva e resiliente.
O Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, foi criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Foi celebrado pela primeira vez no ano de 1980, com o objetivo de ressaltar a importância social, cultural e econômica do turismo.
Repensar o Turismo é o tema da campanha deste ano, com o objetivo de despertar a consciência sobre o valor social, cultural, político e econômico dessa atividade, para o alcance dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.
Repensar o setor, visando preservar o patrimônio histórico, a valorização da cultura e o desenvolvimento da atividade de maneira criativa, sustentável e responsável é o foco.
Uma das principais conquistas para Vila Velha foi a implementação do Programa Bandeira Azul, na Praia da Sereia, que a classificou como uma das melhores do país e do mundo. O programa confere uma certificação internacional a praias, marinas e lagoas que atendem rigorosas exigências ambientais.
A cidade também faz parte do projeto “Brasil, Essa é Nossa Praia”, do Ministério do Turismo, que selecionou nove municípios com o objetivo de orientar a implementação de ações de gestão e incentivar a adoção de boas práticas de sustentabilidade.
A preservação de áreas, parques e monumentos históricos também estão contemplados no planejamento estratégico do turismo canela verde, que inclui restauros, serviços de monitoria nos atrativos e roteiros que incentivam moradores e turistas a caminharem ao ar livre pelas áreas históricas locais.
O apoio e incentivo à cultura por meio de leis de incentivos e editais coloca em destaque a valorização do patrimônio material e imaterial e proporciona aos fazedores de cultura da cidade um incentivo à cadeia da economia criativa.
Outro segmento em evidência é o Turismo Pedagógico, desenvolvido por meio de visitas previamente agendadas pelas escolas das redes municipal, estadual e privada, a Casa da Memória, Museu Homero Massena e Igreja do Rosário.
Em paralelo ao Dia Mundial do Turismo, também é celebrado o Dia do Turismólogo, profissional graduado e responsável por planejar, organizar, desenvolver, gerenciar e executar as atividades turísticas.
No momento em que o setor do turismo em todo o mundo se ergue, é tempo de repensar, refletir e disseminar a ideia de ações que valorizem a melhoria da renda e a geração de empregos para uma sociedade mais digna e justa.
Paulo Renato Fonseca Júnior
Secretário Municipal de Cultura e Turismo
Fonte: Prefeitura De Vila Velha