Em entrevistas de emprego o recrutador pergunta “onde você se vê daqui a alguns anos?”. Os especialistas de carreira informam que o ideal é responder falando de projetos futuros que sejam ligados a empresa e que farão a diferença no futuro.
Dariane Gatto, especialista em negócios sugere: “e se a pergunta fosse direcionada para você, empreendedor, sobre o futuro da sua empresa, como você a imagina daqui 10 ou 25 anos?”.
O empreendedor tem o desejo de ter uma empresa funcionando e gerando recursos rápidos e inicia o negócio sem pensar muito sobre o futuro. Os que se planejam antes de montar uma empresa na maioria dos casos fazem um estudo para pelo menos os dois primeiros anos do negócio.
Temas como sustentabilidade ambiental e diversidade são considerados somente se o empreendedor estiver montando algo ligado ao tema. “O que muitos empreendedores não sabem é que ações ligadas à diversidade e causas socioambientais podem ser o diferencial que a empresa precisa para começar no mercado em posição de destaque.”
O que é sustentabilidade voltado à empresas?
É a capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras, do que é necessário à conservação da vida.
“Alguns empresários ainda acreditam que somente empresas de grande porte precisam e podem se preocupar com a sustentabilidade, pois existe um mito de que ser ecologicamente correto tem um custo alto para empresa ou que são necessárias medidas que envolvam investimentos caros. Pensar de maneira sustentável e criar negócios que tenham essa cultura dentro da sua estratégia facilita a inovação, aumentam a produtividade e ainda conseguem gerar mais valor para empresa no médio e longo prazo”, explica Dariane.
Empresas que hoje estão pensando em causas ambientais e sociais podem inclusive acessar alguns benefícios, como por exemplo:
– obter melhores linhas de crédito
– atrair mais investidores – criar valor futuro para a sociedade – ser reconhecido por seus colaboradores, acionistas e consumidores – se tornar uma “organização desejo” para se trabalhar |
Esses são apenas alguns benefícios que se tornar uma organização sustentável traz para o seu negócio, além de todo benefício coletivo para manutenção das mais diversas áreas da vida. Pensar no meio ambiente é uma responsabilidade de todos, inclusive dos empreendedores.
Fonte: A12