Indígenas têm menos acesso à vacinação contra Covid-19, diz pesquisa

0
175

Menos de 50% da população completou o esquema primário de imunização contra a doença

Apenas 48,7% da população indígena com mais de 5 anos de idade que vive em municípios com Dsei (distritos sanitários especiais indígenas) tinha recebido o esquema primário de vacinação contra a Covid-19 até 1º de março do ano passado, revela estudo conduzido por diversas instituições e disponibilizado na internet em formato preprint.

Conclusões de trabalhos divulgados nesse formato são consideradas preliminares porque ainda não foram revisadas por cientistas não envolvidos na pesquisa.

O total de indígenas imunizados com duas doses ou dose única das vacinas contra Covid-19 era quase 30 pontos percentuais mais baixo que o da população não indígena, que chegava a 74,8%.

O estudo foi conduzido por pesquisadores do Centro de Integração de Dados em Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) em parceria com a London School of Hygiene and Tropical Medicine, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a USP (Universidade São Paulo), a Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Para o cálculo do percentual de cobertura vacinal, a população indígena nos Dsei foi estimada em cerca de 600 mil pessoas, das quais 389 mil receberam apenas uma dose (65%) e 291 mil foram consideradas com imunização básica completa.

O esquema básico ou primário de vacinação não inclui nenhuma das doses de reforço, consideradas essenciais para manter uma imunidade duradoura contra a Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here