Apenas os Estados Unidos, China e a antiga União Soviética haviam conseguido pousar na Lua
A índia se tornou o 4° país do mundo a pousar na Lua nesta quarta-feira (23). Apenas três outros países conseguiram efetuar esse feito, sendo eles os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética. Essa conquista pode consolidar a Índia como uma superpotência mundial no espaço.
Outro detalhe inédito da conquista foi o fato da Chandrayaan-3 ter pousado no polo sul da superfície lunar. Essa região é considerada de interesse científico e estratégico para outras nações que viajam pelo espaço, já que a área contém depósitos de gelo de água.
O líquido congelado fica em crateras sombrias e pode ser convertido em combustível para foguetes ou em água potável para futuras missões.
A Índia se consolidou dias depois de uma tentativa falha da Rússia de pousar na mesma região lunar. A espaçonave russa, Luna 25 caiu na Lua em 19 de agosto, por causa de uma falha em seus motores. Essa teria sido a primeira tentativa de pouso na Lua do país em 47 anos.
Chandrayaan-3
A espaçonave Chandrayaan-3 foi lançada no dia 14 de julho, do Satish Dhawan Space Center, em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh.
De acordo com a agência espacial, ela é capaz de orientar seu posicionamento com imagens de suas câmeras juntamente com com um mapa lunar.
Conforme se aproximava da Lua, a espaçonave conseguia capturar imagens incluindo uma tirada no último domingo (20), compartilhada apenas hoje pelo país, oferecendo close-up do terreno cinza empoeirado da superfície lunar.
PRIMEIRA TENTATIVA
Essa não é a primeira tentativa da índia de pousar na Lua. Em 2019, eles tentaram com o Chandrayaan-2 que colidiu com a superfície lunar por causa de problemas de software e dificuldades de frenagem na descida.
Fonte: bnews.com.br