Sistema Pix já beneficiou mais de 70 milhões de brasileiros: entenda
Pix -Sistema de transferência eletrônica vem contribuindo para a inclusão financeira dos brasileiros desde 2020. Até o momento, 71 milhões de pessoas foram beneficiadas no país.
Esses são dados de um levantamento realizado pelo Banco Central (BC), que também revelou destaque para as regiões Norte e Nordeste na utilização do método Pix.
De acordo com a pesquisa, entre novembro de 2020 e dezembro de 2022, o Norte do Brasil sinalizou 21 transações por pessoa, seguido pelo Nordeste, com média de 19 operações instantâneas. Individualmente, Amazonas e Amapá são os estados com a maior quantidade de Pix por usuário, com 26 e 24 operações, respectivamente. São Paulo aparece com 18 e o Rio de Janeiro com 19.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, “pessoas que antes tinham que se deslocar para localidades onde há uma agência bancária, hoje, usam o Pix, uma vez que, pequenos pagamentos na economia informal também são feitos pela ferramenta”.
Por ser gratuito e funcional, o Pix atraiu praticamente a totalidade dos brasileiros em tempo recorde. “No país, 133 milhões de pessoas já usam o serviço e há 551 milhões de chaves cadastradas”, segundo o BC.
“Avançou a cobertura de telefonia e internet no país, ao mesmo tempo em que os bancos vêm encolhendo o número de agências físicas. A criação do Pix, que é gratuito, trouxe uma verdadeira revolução para as pessoas que moram em pequenas cidades, distantes dos grandes centros”, declarou, em reportagem ao jornal O Globo, Bruno Diniz, sócio da consultoria de inovação Spiralem, focada em serviços financeiros.
Fonte: bnews.com.br