Nutricionista comentou substituições para alimentos vilões para saúde do coração
O coração desempenha funções fundamentais para o funcionamento do corpo humano, bombeando sangue para todo o corpo. Com a crucialidade do orgão, é necessário ter um cuidado maior para que os alimentos não estejam prejudicando a sua saúde.
A nutricionista Milenna Andrade, de Salvador, revelou ao Bnews três alimentos que podem se tornar verdadeiros vilões da saúde do coração, sendo eles:
- A gordura da carne vermelha;
- Alimentos embutidos (presunto, salame, salsicha…);
- Produtos ultraprocessados (sorvete, salgadinhos e congelados industrializados).
Apesar de listar alguns desses alimentos, Milenna informou que nenhum alimento em si faz mal a saúde do coração, mas sim o nutriente contido nele, no caso desses três, a gordura, principalmente a saturada e a trans.
“A gordura não é necessariamente ruim, nós até precisamos dela para regularmos inclusive a parte hormonal e metabólica do nosso corpo. Porém, o consumo excessivo, em especial de gorduras saturadas e trans, pode acarretar doenças não somente cardiovasculares como metabólicas (HAS e DM) por serem facilmente acumuladas pelo corpo, não somente no tecido adiposo mas também, nas veias e artérias”, explicou a especialista.
Milenna reforça os problemas do alto consumo desses alimentos. “O consumo exagerado é apenas um problema, que associado ao sedentarismo e o baixo consumo de frutas e vegetais (que poderiam atenua-lo), viram uma bola de neve”, comentou.
A profissional ressaltou que são diversos os problemas que o excesso de gordura pode causar ao coração. “O alto consumo dessas gorduras pode elevar a pressão arterial sobrecarregando de trabalho o coração. Podendo ocasionar a hipertrofia do mesmo, dificultando seu trabalho e piorando o quadro hipertensivo. Em decorrência da hipertensão, outros problemas podem surgir, como: AVC, aterosclerose, esteatose hepática, deficiência e até falência renal”, destacou Milenna.
A especialista trouxe ainda alumas dicas de alimentos para quem não consegue abrir mão de uma alimentação a base de carne vermelha e ultraprocessados, dando exemplos de comidas para fazer essa substituição. Confira:
- Alimentos mais “artesanais”, feitos em casa no caso de produtos ultraprocessados;
- Carnes com cortes mais magros como: patinho, paleta e lagarto na dieta.
Confira:
https://www.instagram.com/p/CcyZAn3PXx0/?utm_source=ig_web_copy_link
Fonte: bnews.com.br