Compras on-line requerem cuidados e atenção redobrada
Atualmente, as principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. Essas são informações do Serasa, empresa nacional privada, referência em análises e informações para decisões de crédito.
Por isso, compras pela internet requerem cuidados e atenção redobrada. Confira, abaixo, dez dicas para não cair nos golpes de e-commerce:
1 – Pesquise a idoneidade, a reputação do empreendimento e confira os dados comerciais ao acessar o site, aplicativo de venda ou marketplaces da empresa. Observe as críticas no Reclame Aqui.
2 – Identifique as informações de contato. Empresa que não possui contato ou endereço fixo não é confiável.
3 – Confira a certificação digital para evitar fraudes, pois as lojas virtuais que se preocupam com a segurança possuem selos e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes.
4 – Observe a qualidade dos textos, procurando, assim, pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são indícios de sites fraudulentos.
5 – Peça indicações a conhecidos, amigos e profissionais
6 – Leia a política do site e, dessa forma, você terá ciência do sistema de trocas e devolução.
7 – Use dispositivos seguros, como wi-fi, computador ou smartphone e jamais faça compras virtuais através de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wi-fi.
8 – Fuja de promoções mirabolantes. Preços muito baixos podem ser sinal de tentativa de golpe.
9 – Guarde os comprovantes das compras online porque eles podem ser úteis no futuro para rastrear os pedidos, acionar garantias e devoluções, controlar as finanças e comprovar despesas em alguns casos.
Fonte: bnews.com.br