Confira os mitos e verdades relacionados ao câncer de mama, segundo mastologista baiana
No mês do Outubro Rosa, mastologista baiana Anna Paola Noya Gatto, sócia da Clínica da Mulher, em Salvador, e uma das referências no tratamento de câncer de mama da capital baiana, deu uma entrevista exclusiva para o Bnews, explicando tudo que envolve os mitos e verdades relacionados a essa que é uma das doenças mais temidas entre as mulheres, no mundo.
Para que se possa entender a importância associada ao conhecimento mais aprofundado do assunto, é necessário saber que o Brasil poderá apresentar 73.610 novos casos de câncer de mama, representando um risco estimado de 66,54 registros a cada 100 mil mulheres.
Esta é a estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) para o triênio de 2023 a 2025. Segundo o estudo do Instituto, o câncer de mama mata mais de 17 mil pessoas no Brasil, ao ano.
Há duas décadas, outubro é celebrado mundialmente como o mês de conscientização sobre a enfermidade. Embora a campanha esteja bem estabelecida no Brasil, persistem dúvidas entre muitas mulheres sobre o que é verídico e o que é mito acerca da condição.
Diante disso, a Dra. Anna Paola Noya Gatto (@dra.annapaolagatto), uma das pioneiras do Outubro Rosa, esclarece os mitos e verdades sobre o câncer de mama:
✅ VERDADE: Menopausa traz risco para o câncer de mama.
“A maior quantidade de pacientes com câncer de mama vem de mulheres mulheres que estão na menopausa. Não é à toa que, a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. A terapia de reposição hormonal é uma forma de evitar esta incidência.”
✅ VERDADE: Fumo e alcoolismo são algumas das principais causas.
“Fumo, alcoolismo e sedentarismo estão entre fatores de risco. Estilos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e a moderação no consumo de álcool desempenham um papel fundamental na prevenção do câncer de mama.“
✅ VERDADE: Hereditariedade aumenta em 30% as chances de desenvolver câncer de mama.
“Fatores genéticos são parte da equação e ter um histórico familiar pode ser um aspecto preocupante. O mapeamento genético é uma ferramenta valiosa, especialmente para aqueles que têm histórico de doenças genéticas na família. Isso nos ajuda a entender e agir de forma mais precisa.”
✅ VERDADE: Homens também podem ter câncer de mama.
“Sim. Eles também podem ter câncer de mama, já que têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena. A mama masculina é um órgão pequeno e o câncer de mama em homens é bem mais raro, mas acontece.”
✅ VERDADE: A prática de atividades físicas pode ajudar a prevenir o câncer de mama.
“Totalmente verdade. A atividade física é um gesto de cuidado consigo mesma. Não só traz benefícios para a saúde, mas também desempenha um papel importante na prevenção do câncer de mama. É uma forma amorosa de se manter bem, juntamente com uma alimentação saudável e exames preventivos como a mamografia.”
✅ VERDADE: Diagnóstico precoce ainda é melhor chance contra o câncer.
“Para que a paciente tenha mais chances de cura, nada é melhor do que o tratamento precoce. Por isso, descobrir o câncer o mais cedo possível é fundamental. Visite a sua mastologista anualmente”, conclui a Dra. Anna Paola Noya Gatto, alertando.
❌ MITO: Tomar sol nos seios aumenta a chance de câncer de mama.
“A vitamina D é fundamental no combate ao câncer e na saúde como um todo. Precisamos do sol! A questão é apenas moderar e se proteger com protetor solar”.
❌ MITO: Usar desodorante antitranspirante causa câncer de mama.
“Mito! Sabemos que existe este achismo sobre os desodorantes, e é normal ter preocupações com a nossa saúde. Mas, até agora, não temos estudos que confirmem uma ligação direta entre o uso desses produtos e o risco de câncer de mama.”
❌ MITO: Usar sutiã apertado dá câncer.
“Mito! Não há estudos que comprovem esta questão. O sutiã apertado, porém, não é indicado, já que pode causar dores e problemas na coluna.”
Fonte: bnews.com.br