O aumento significativo dos casos de dengue nos últimos meses tem criado um alerta no Brasil. Na última sexta-feira (16), o Ministério da Saúde registrou mais de 500 mil casos prováveis, com 94 mortes confirmadas pela doença. Na Bahia, segundo a Secretaria da Saúde do estado (Sesab), entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro, 158 casos foram confirmados.
Além do aedes aegypti, outras duas doenças seguem causando dor de cabeça na população brasileira, principalmente após o carnaval: a gripe e a Covid-19. Diante desse cenário, é fundamental saber diferenciar os sintomas das três, que compartilham algumas similaridades.
Segundo informações do Ministério da Saúde, febre, dor de cabeça, mal-estar e frequeza são comuns entre os casos de dengue e gripe.Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido durante o período do inverno. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.
A covid-19, por sua vez, também é caracterizada por por sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, principalmente em casos leves. Nos casos moderados a graves, podem surgir tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar, determinando um quadro de SARG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Confira abaixo as características dos sintomas de cada uma dessas doenças:
Dengue
- Febre alta;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Sangramento de mucosa;
- Irritabilidade.
Gripe
- Febre;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Dores articulares;
- Diarreia;
- Vômito;
- Fadiga;
- Prostração;
- Rouquidão;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes.
Covid-19
- Tosse;
- Coriza;
- Dor de garganta;
Em casos moderados ou graves, podem surgir:
- Febre persistente;
- Falta de ar;
- Desconforto respiratório.
Evite a automedicação
O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de ambas as doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificar a exata enfermidade e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Busque assistência na unidade de saúde mais próxima.