- Evento já reflete ajustes feitos na operação ao longo de 2023, nas campanhas e no mix de produtos em oferta nas lojas
- No digital, lojas oficiais de grandes marcas têm ovos, chocolates e muito mais para complementar a oferta de produtos das lojas físicas
A Americanas dá início, oficialmente, a mais uma campanha de Páscoa, uma das maiores datas do varejo brasileiro. Para o evento deste ano, a companhia negociou mais de 160 milhões de unidades de produtos como ovos de chocolates, caixas de bombom e outros que foram distribuídos para as mais de 1.600 lojas físicas espalhadas pelo País, ao longo das últimas semanas de fevereiro. Com o mote “Espírito da Páscoa Americanas: passou, cestou, chocolatou”, este será o primeiro grande evento da companhia a refletir a nova estratégia de categorias, prevista no plano estratégico anunciado em novembro de 2023.
“A Páscoa é uma tradição no calendário brasileiro e a Americanas é referência nacional no evento pela venda de chocolates, símbolo comercial da data. É difícil conhecer alguém que nunca tenha comprado em uma de nossas lojas, pelo menos, um ovo de Páscoa ou chocolate para si ou para dar de lembrança”, comenta Osmair Luminatti, vice-presidente comercial e de operações da Americanas. O aumento da busca orgânica de consumidores pela marca, nesta época do ano, se reflete no fluxo previsto de dezenas de milhões de clientes nas lojas em todo o Brasil. De acordo com Luminatti, a estimativa embasou a estratégia comercial, que considerou tanto a ampliação do mix e da disponibilidade, com mais 13 milhões de ovos e itens temáticos, incluindo o lançamento de novos produtos, quanto o estabelecimento de novas parcerias.
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Com mais de 420 itens (SKUs) no portfólio de Páscoa e linha regular, a variedade segue como norte da estratégia para o evento. O trabalho de composição do sortimento começou logo após a Páscoa de 2023, com a clusterização do abastecimento, que impacta na escolha dos produtos adequados para cada grupo de lojas e perfis de consumo, e com a organização do calendário de fabricação dos produtos da marca própria D’elicce e negociações com as maiores indústrias de chocolate do Brasil e do mundo.
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O evento terá uma jornada multicanal, que simplifica a experiência do cliente com a possibilidade de compra pelo site (Link) ou aplicativo da marca Americanas e a retirada nas lojas físicas ou entrega em casa. No canal digital, destaque para lojas oficiais de grandes marcas que complementam o sortimento do canal físico, além de sellers que irão ofertar itens como tabletes de chocolates, pelúcias e decorações. Para produtores de ovos artesanais, os sellers oferecem uma grande variedade de chocolates, coberturas e fôrmas.
E para dar suporte ao aumento esperado de vendas nas lojas, a Americanas contratou mais de seis mil colaboradores temporários que vão reforçar desde a expedição nos centros de distribuição até a organização e atendimento ao cliente. “Apostamos na fortaleza do físico e na resiliência da nossa operação para atender com qualidade e eficiência. O espírito de Páscoa traz renovação e nós estamos com a confiança renovada para entregar o que sempre proporcionamos para os nossos clientes: variedade, conveniência e itens acessíveis. Vai ser uma verdadeira Black Friday do chocolate”, complementa Osmair Luminatti.
Pagamento – Nesta Páscoa, a Americanas vai oferecer a loja toda em até 10x no cartão de crédito. Além disso, clientes Ame podem parcelar suas compras em até 2x sem juros nas compras feitas por Pix. Estas modalidades e benefícios estão disponíveis para compras nas lojas físicas e no canal online da marca.
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Sobre a Americanas
A Americanas é uma varejista quase centenária, com presença em todo o País, e tem o objetivo de atender de uma maneira simples e descomplicada as demandas de consumo das famílias brasileiras. A plataforma física, com mais de 1.600 lojas e sortimento variado, em conjunto com a plataforma digital, de publicidade e os serviços financeiros de Ame, permitem a realização de uma estratégia de vendas multicanal e eficiente com foco na geração de caixa e rentabilidade. Essa geração de valor se reflete também no seu compromisso, alinhado à Agenda 2030 e ao Pacto Global da ONU, de reduzir as desigualdades no País a partir da formação profissional e de um mundo mais inclusivo. Além do forte papel social com a geração de emprego e renda para milhares de brasileiros, a Americanas é integrante da coalizão MOVER – Movimento Pela Equidade Racial – e reconhecida com o Selo Sim à Igualdade Racial do ID_BR.