A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil pessoas em três dias de evento e movimentou R$7,5 milhões em negócios. Foram cerca de 100 expositores, entre criadores de equinos, caprinos, ovinos e bovinos de corte e de leite. Também foram expostos produtos da gastronomia local, como vinhos, queijos, geléias, cafés e embutidos produzidos na cidade da Chapada Diamantina, além de insumos agrícolas e maquinários do setor.
Para animar o público, a Feira Agropecuária teve, sempre à noite, 15 atrações musicais com cantores como Tayrone, Luana Matos e Berguinho, ex-Seu Maxixe, e as bandas Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró e Limão Com Mel. O evento também reuniu balcões de artesanato típico da Chapada Diamantina, além de food trucks e outros pontos de venda de alimentos e de bebidas para os participantes.
A edição de 2024 superou a do ano passado, quando reuniu 90 mil pessoas nos três dias de evento e movimentou R$7 milhões. “Os números deste ano foram muito satisfatórios, com crescimento de público, algo que trabalhamos muito para conseguir. Mais uma vez, divulgamos os produtos de Morro do Chapéu e da Chapada Diamantina, ou seja, demos espaço e oportunidade a quem produz e trabalha pela nossa região, atraindo recursos e gerando emprego e renda”, disse a prefeita Juliana Araújo.
“A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu tem se consolidado, a cada edição, como o mais importante evento do setor na Chapada Diamantina. É fundamental termos esse espaço de intercâmbio, de troca de conhecimentos, de aprofundamento das técnicas que fazem o setor agropecuário avançar e se consolidar como gerador de riqueza no interior da Bahia”, completou Juliana Araújo.
Quem trabalha no setor e participou da Feira Agropecuária pode conhecer novidades do mercado como insumos e defensivos agrícolas, máquinas e implementos agrícolas, energia solar, entre outros. Entre os expositores, foram 47 de agronegócio e agricultura familiar e 40 de equinos. Cerca de 80 animais também participaram de uma Copa de Marcha.
A prefeita destacou que, além de movimentar um setor estratégico, a Feira Agropecuária ajuda a consolidar o turismo. “Muitas pessoas vieram à cidade pela primeira vez atraídas pelo evento, mas aproveitaram também para conhecer as sete vinícolas em operação em Morro do Chapéu, descobriram a nossa rota enogastronômica e vão sair daqui divulgando os atrativos cearenses para seus amigos e familiares. Sem falar nos serviços de hotelaria, bares e restaurantes, que já se beneficiaram diretamente da feira. É um evento que traz benefícios diversos para a nossa população”, afirmou Juliana Araújo. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para o sucesso do evento.