A prática do exercício físico pode facilitar a vida das gestantes. Isso porque, segundo um novo estudo feito pelo Hospital Rambam Health Care Campus, em Israel, a manutenção de uma vida ativa reflete de forma satisfatória na saúde da grávida e do bebê e a via de parto
Tal conclusão considerou o período entre janeiro e julho de 2023. Cerca de 401 mulheres com gravidez única e que tinham o desejo de ter um parto normal, conforme a pesquisa feita.
Todos os passos diários das participantes foram contabilizados por meio de um aplicativo de celular. Ainda de acordo com o estudo, com o avanço da gestação, foi possível perceber a queda gradual na quantidade de passos dados diariamente.
Por consequência, as voluntárias chegaram à média de 3.184, 2.700 e 2.152 no primeiro, segundo e terceiro semestres da gestação, respectivamente.
“Esses dados foram relacionados com os resultados perinatais, ou seja, do período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério, e os resultados adaptados à idade, IMC (Índice de Massa Corporal) e histórico obstétrico das participantes (…) Essas mulheres também fizeram um menor uso de anestesia peridural e tiveram menos hemorragia pós-parto”, destacou o professor Ron Beloosesky, um dos autores do estudo.