O TikTok confirmou que contas de marcas, veículos de mídia e celebridades conhecidas foram alvo de hackers. A rede social chinesa declarou que está tomando medidas para lidar com o ciberataque, que tentou sequestrar contas como a de Paris Hilton e da emissora de televisão americana CNN. As informações são do portal O Globo.
O caos afetou a conta da CNN, conforme informado pela equipe de segurança da emissora após a detecção de ações maliciosas direcionadas a sua conta. “Estamos colaborando de perto com a CNN para restaurar o acesso à conta e implementar medidas de segurança aprimoradas para protegê-la no futuro”, disse um porta-voz do TikTok.
A plataforma informou à Associated Press que o ataque ocorreu por meio do recurso de mensagens diretas do aplicativo, mas não forneceu mais detalhes. O TikTok afirmou que está investigando o caso e trabalhando com os proprietários das contas afetadas para restaurar seus acessos.
O futuro do TikTok nos Estados Unidos é uma das questões mais polêmicas às vésperas da eleição presidencial de novembro. A ByteDance, empresa proprietária do TikTok com sede na China, recebeu um prazo do governo de Joe Biden para vender a operação da rede social nos EUA. A medida surge em meio a preocupações de que o governo de Pequim possa influenciar os algoritmos do aplicativo e coletar informações confidenciais dos americanos. Mais de 170 milhões de americanos usam o serviço todos os meses.
Em resposta, a ByteDance recorreu à Justiça americana para tentar escapar da decisão de venda.