“Estamos vivendo com a epidemia do estupro no Brasil’, afirma vereadora Marta Rodrigues

0
203

O Brasil registrou em 2022 o maior número de estupros da história, com 74.930 vítimas. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (20). A vereadora Marta Rodrigues afirmou que o país vive uma “epidemia do estupro” e projetos de lei como o PL 1904 podem corroborar esses casos. A fala foi condecida em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (27). 

“A PL 1904 de 2024, ela afirma a cultura do estupro. E isso é muito grave porque há dados do Anuário Nacional da Segurança Pública de 2023, mas os dados foram de 2022, que mostram que foi o maior número de estupro que a gente já vive. Então podemos dizer que estamos com a epidemia do estupro no Brasil.”

A vereadora ainda ressaltou a importância do envolvimento social com as leis para evitar que projetos de lei transitem nas Cortes e para que seja possível cobrar das gestões, projetos de atenção básica voltados para as áreas afetadas. 

“Eu comparo[ a PL do Estrupto] muito com a Lei Maria da Penha. Antes as mulheres não denunciavam as agressões dos seus maridos, namorados, companheiros,  hoje está aberto. Então a Lei Maria da Penha veio com tanta força, que todo mundo tomou coragem, se empoderou e falou “vou lá denunciar”, disse.

“Quando a gente tem dados como o da epidemia do estupro e também da violência contra a mulher, a gente tem a possibilidade de chegar pro governo federal, pro governo estadual, munincipal e dizer ‘precisamos de mais verba, de mais investimo” para que seja possível tratar disso”, completou. 

Fonte: Metro 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here