Projeto “ARRASTÃO DOS AMIGOS COM BLOCO ZERO” leva alegria e diversão ao Subúrbio Ferroviário de Salvador

0
140

O bairro de Periperi no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi palco de um dos mais tradicionais arrasta-pés da cidade. O “ARRASTÃO DOS AMIGOS COM BLOCO ZERO” aconteceu no dia 21 de julho de 2024, com desfile das 15h às 20h, nas ruas de Periperi, aberto ao público e de forma gratuita, tendo como atrações a Banda PRA CASAR, banda de destaque no cenário baiano, que completou 12 anos de história, em abril deste ano e o grupo SÓ DIRETORIA que contou com participação do cantor Dinho Comunidade.

O projeto, inspirado no já tradicional “Forró dos Amigos”, que acontece no bairro há mais de 20 anos, ganhou as ruas em forma de arrastão, com o intuito de comemorar todos esses anos de muito forró, alegria, diversão e amizade no Subúrbio Ferroviário. Neste ano os amigos se juntaram com o BLOCO ZERO para fazer um desfile ainda mais bonito.

A realização do projeto proporcionou reencontros de gerações de moradores e ex-moradores, criando laços afetivos e momentos de ampla convivência comunitária. Em linhas gerais, o projeto criou uma rede de diálogos entre os principais representantes da cultura junina do Nordeste. O Arrastão dos Amigos com o Bloco Zero surgiu como uma iniciativa sociocultural que pretende se consolidar no calendário junino do Subúrbio, atraindo amigos de diversas localidades da cidade e reuniu apresentações artísticas com infraestrutura de qualidade, primando pelo melhor acesso do público ao local do evento e respeitando as normas de segurança e de acessibilidade.

O projeto atingiu os objetivos propostos, a saber:

  • fomentar, divulgar e valorizar a música nordestina e o modo de vida do povo do Subúrbio, fortalecendo seus laços identitários, culturais, humanos e sociais;
  • Incentivar a cultura do interior no Subúrbio Ferroviário de Salvador;
  • Levar cultura, lazer e entretenimento para a população do Subúrbio Ferroviário de Salvador;
  • Fomentar a economia local e gerar trabalho e renda para produtores, músicos, artistas e técnicos envolvidos no projeto;
  • Disponibilizar espaço para que artistas da nova geração da música da Bahia possam divulgar seus trabalhos;
  • Proporcionar ao público a oportunidade de se divertir e dançar nas ruas de Periperi, ouvindo o melhor da música tradicional nordestina, em apresentação gratuita e de qualidade.

O apoio solicitado visou cobrir os custos com a contratação de trio elétrico, atrações, iluminação, equipe técnica e de produção, transporte, alimentação, divulgação, dentre outros.

O projeto teve realização da ORIKI Produções, em parceria com a Sociedade Beneficente 8 de Maio e Bloco Zero e contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo – SUFOTUR e apoio do Procultura e demais parceiros locais.

A marca do Governo do Estado da Bahia foi veiculada em banners e móbiles instalados no trio elétrico, assim como nos cards de divulgação do projeto nas redes sociais da produtora e demais parceiros no projeto. Houve ainda citação e agradecimento ao Governo do Estado da Bahia e SUFOTUR, nas legendas das postagens nas redes sociais, conforme pode ser observado nas fotos e relatório de comprovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here